07/10/2010 22h01 - Atualizado em 21/01/2019 12h36

Adolescentes do Iases comemoram Dia das Crianças

O Dia das Crianças, comemorado neste domingo (12), está sendo tema de atividades com os adolescentes das Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Além disso, no domingo (12), os familiares, irmãos e filhos dos socioeducandos serão recebidos em clima de confraternização nas Unidades.

Na Unidade de Internação Provisória (Unip), os adolescentes estão montando uma exposição de cartazes com o tema: ‘Sonhos da minha infância’. Através de desenhos, eles expressaram sentimentos, metas e vontades de ações para o futuro e também participaram de grupos de reflexão sobre o passado e outros momentos de vida que lembram a infância.

Fotos Assessoria de Comunicação/Iases

A atividade foi desenvolvida de forma integrada pelos professores de Biologia e Língua Portuguesa no Projeto Saúde e Meio Ambiente. A exposição está sendo montada no Espaço Pedagógico da Unidade e poderá ser conferida por visitantes e familiares.

Nesta sexta-feira (08), os adolescentes também participarão de uma gincana esportiva e recreativa em comemoração a semana da criança. A programação terá inicio às 9 horas com um torneio de futsal, brincadeiras com quebra cabeça, dominó e xadrez.

De acordo com a pedagoga da Unip, Edneide Paula Rodrigues, a programação foi idealizada para que os adoscentes possam “relembrar os tempos de infância”, disse.

Na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), os adolescentes que são pais, estão confeccionando com muita criatividade, sacolinhas em forma de palhacinhos de EVA, para colocar doces e guloseimas que serão entregues às crianças no domingo (12).

Já na Unidade Feminina de Internação (UFI), as meninas participaram de debates temáticos integrados às atividades de escolarização e produziram cartazes com informações sobre o direito das crianças e dos adolescentes. Elas também receberão os familiares no domingo para uma confraternização que terá a visita do grupo de animação Instituto Artes Guadalupe.

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), alunos da oficina de panificação e confeitaria, também vão receber os familiares e as crianças neste domingo (12), com uma ‘doce lembrança’. Eles estão produzindo cocadas para serem distribuídas aos visitantes.

A programação em comemoração a semana Crianças continuará nesta segunda (11) e terça-feira (12) no CSE com um campeonato esportivo que terá as modalidades de: futsal, futebol de campo, handebol e basquete.

De acordo com o coordenador intereducativo do CSE, Ricardo Rocha, a atividade promove o trabalho em grupo e o espírito de competição. “Os meninos se sentem bem praticando esportes, aprendem a superar seus limites e conseguem trabalhar em grupo. É importante uma atividade como essa para que eles aprendam a conviver com as diferenças dos outros”, disse.

Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol