Adolescentes do Iases comemoram o Dia da Independência do Brasil
Temas ligados ao Dia da Independência foram trabalhados com os adolescentes das Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) para comemorar a data, celebrada no próximo dia 07. As atividades foram desenvolvidas de forma integrada a fim de estimular o conhecimento e a criatividade dos adolescentes sobre o tema.
Na Unidade de Internação Provisória (Unip), os adolescentes produziram trabalhos para uma exposição que está sendo montada no Espaço Pedagógico da Unidade, em Cariacica-Sede.
A exposição apresenta cartazes com colagens, pinturas, desenhos, poemas e textos produzidos a partir da sensibilidade e percepção diferenciada de cada adolescente em relação ao País. A bandeira do Brasil, flores e frutas (como a banana) que reproduzem a cultura brasileira são elementos destacados nos trabalhos.
As atividades relacionadas ao Dia da Independência tiveram início nesta semana e terão continuidade após o feriado, com a exposição completa.
Durante as aulas, os adolescentes debateram sobre a história do Brasil e o Hino do Brasil, que foi tema de estudo detalhado. Os adolescentes interpretem a letra do Hino e a ‘transformaram’ em um cartaz de arte para a exposição.
De acordo com a pedagoga da Unip, Edneide Paula Rodrigues, o objetivo das atividades com abordagens temáticas é mostrar aos adolescentes a importância do conhecimento sobre a nossa história.
“O maior interesse em comemorar essa data é o de despertar o entendimento sobre o significado da palavra independência para que eles compreendam que todos nós temos esse direito e que devemos lutar para obtê-la com respeito e cidadania”, disse Edneide.
Na Unidade Feminina de Internação (UFI), as disciplinas de escolarização também realizaram atividades integradas sobre o tema. As adolescentes produziram um grande painel para ser fixado na entrada da Unidade no qual, por meio de desenhos, está destacada a história da Pátria. Um dos trabalhos que chama mais atenção é do ‘retrato’ de Dom Pedro I, um dos personagens principais da história da Independência do Brasil.
A pedagoga da UFI, Carla Mendes de Oliveira, disse que as adolescentes produziram o mural com muita dedicação e seriedade. “Durante a produção desse trabalho as meninas aprenderam muitas coisas sobre a história do nosso povo e do nosso País. Nesta atividade, elas também aprenderam sobre cidadania e sobre o amor à Pátria”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida