Adolescentes do Iases conquistam sete medalhas na final do campeonato estadual de Judô
Três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Este foi o resultado alcançado pelos adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), na quinta e última etapa do campeonato estadual de judô, realizada neste final de semana na Serra.
Dez adolescentes do CSE estavam inscritos nesta etapa do campeonato que contou com a participação de atletas de todo o Espírito Santo. Os adolescentes participaram das competições nas categorias Ligeiro Sênior, Meio Médio Sênior, Médio Sênior, Médio Máster e Pesado Sênior.
Ao longo das cinco etapas do campeonato, neste ano, 14 atletas do CSE foram inscritos nas competições. Eles participaram de 26 disputas e conquistaram 18 medalhas, sendo quatro de ouro, nove de prata, cinco de bronze e mais dois quartos lugares.
Os jovens atletas inscritos no campeonato são alunos do projeto ‘Lutando pela Vida’, desenvolvido no CSE pelo professor Luiz Alexandre Marques. Para o professor, a importância de participar do campeonato não se deu pelas vitórias e conquistas de medalhas, e sim pela oportunidade de socialização e pela superação dos limites e dificuldades de cada um adolescente.
“O que é mais gratificante não são as vitórias e sim os adolescentes conseguirem conquistar e por em prática a utilização dos princípios e da filosofia do judô no cotidiano deles, que é a realização de metas e a construção de um novo projeto de vida”, disse Luiz Alexandre.
De acordo com o professor, a ideia de desenvolver o projeto ‘Lutando pela vida’ com os adolescentes surgiu de sua dedicação ao esporte, que tem como conduta a reflexão sobre a confiança, o respeito, a amizade e a ética.
Esses princípios também regem o CSE através do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), que tem como missão socioeducar e facilitar a inclusão social de adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e suas comunidades com intervenções sistêmicas, pedagógicas e sócio-terapêuticas, conforme prevêem as legislações nacionais e internacionais de direitos dos adolescentes.
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no MPC, um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
Lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br