04/11/2010 19h00 - Atualizado em 18/01/2019 16h18

Adolescentes do Iases iniciam nova fase de oficina de artesanato com fuxico

A oficina de artesanato desenvolvida na Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), iniciou uma nova fase de atividades neste mês de novembro. As adolescentes já produziram sabonetes decorados, utilizaram materiais recicláveis e retalhos na confecção de peças de artesanato e, agora, estão utilizando a técnica do fuxico para confeccionar porta níqueis.

Com retalhos, tecidos coloridos, fechecleres diferenciados e muita criatividade, as adolescentes estão confeccionando as peças visando o reaproveitamento de materiais e o aprendizado de uma técnica profissionalizante. A oficina teve início nesta quarta-feira (03) e terá continuidade na próxima semana.
De acordo com a oficineira Magna Lúcia Lopes, a técnica agrada as adolescentes pelo fácil aprendizado e pela rapidez na confecção das peças. “A técnica do fuxico é de extrema importância, pois as meninas podem aproveitar qualquer restinho de tecido para criar e customizar roupas e também produzir acessórios e objetos, como os porta níqueis. O trabalho exige concentração, criatividade e trabalho em grupo”, disse Magna.

Para a pedagoga da UFI, Carla Mendes de Oliveira, a oficina tem grande importância para as adolescentes, pois promove o trabalho em grupo e o aprendizado de uma técnica utilizada por profissionais no mercado de trabalho.

“Durante esta oficina as meninas tem a chance de aprender uma técnica de fácil aprendizado e que gera oportunidades em vários setores do mercado de trabalho. O aprendizado que elas estão tendo nas oficinas pode se utilizado como uma fonte de renda num futuro próximo ou até se tornar um hobby”, disse Carla. 

Artesanato Natalino

Após a confecção de portas, a UFI iniciará a produção de enfeites natalinos artesanais que serão utilizados para decorar a Unidade. A ideia, segundo a oficineira Magna Lucia, é produzir guirlandas coloridas, bonecos do Papel Noel e bolas para árvores de Natal. As produções terão um tique especial e educativo. “Durante a oficina, as adolescentes irão utilizar materiais recicláveis e aprender técnicas que exigem muita criatividade”, disse.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard