01/12/2010 19h35 - Atualizado em 16/01/2019 12h47

Adolescentes do Iases participam de workshop da Cidadania

Um grupo de 22 adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), participa desde segunda-feira (29) do Workshop Cidadania, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com oficinas e atividades literárias.


O encontro termina nesta quarta-feira (01) com a participação do Quarteto de Violões da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O encerramento será às 17 horas no auditório principal do Centro de Ciências Jurídica e Econômica (CCJE) na Ufes.

O Workshop Cidadania é uma ação realizada pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida (FCAA) e conta com a participação dos adolescentes do Centro Socioeducativo do Iases, unidade administrada pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

Além dos adolescentes do CSE, o evento conta com a participação, principalmente, de jovens na idade entre 11 e 25 anos, e tem como objetivo sensibilizá-los para que possam reconhecer a importância da poesia na literatura e na música e, a partir disso, levá-los à produção de textos que poderão ser musicados ou não, e assim, incentivar que a palavra escrita, falada ou cantada possa ser um instrumento de transformação e ressignificação em suas vidas e eles possam ser multiplicadores atuantes na prevenção da vulnerabilidade juvenil.

Durante todo o evento, aberto nesta segunda-feira (28), os participantes, realizaram oficinas e atividades voltadas à produção de poemas e produção musical com foco na Cidadania.

As oficinas estão sendo ministradas por palestrantes reconhecidos no cenário nacional da cultura social como a graduanda em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Lena Moraes; o cantor, compositor e violonista Glad Azevedo; dentre outros.

De acordo com o coordenador intereducativo do CSE, Ricardo Rocha, a participação dos adolescentes no workshop é importante, pois além deles trabalharem ações voltadas para o exercício à cidadania de forma cultural e literária, eles também estão tendo a oportunidade de conhecer sobre a arte e a cultura do Espírito Santo.

“O grupo se mostrou muito interessado na produção de poemas e poesias, usando a criatividade e técnicas aprendidas durante as oficinas. Além disso, puderam conhecer sobre a cultura e a arte do Espírito Santo, conhecendo obras de poetas e músicos capixabas”, disse Ricardo.

CSE

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medida socioeducativa de internação com atendimento com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por meio de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Estado.

O MPC é um programa de atendimento socioeducativo de autoria de Gerardo Mondragón, diretor executivo da Acadis, que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.



Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard