25/10/2010 21h52 - Atualizado em 21/01/2019 11h43

Adolescentes do Iases produzem novas peças decorativas em oficina de artesanato

Adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), alunos da oficina de artesanato, evoluíram o aprendizado da técnica artesanal do macramê, uma forma de tecelagem manual que não necessita de nenhum tipo de maquinário ou ferramenta, e estão produzindo novas peças decorativas.

Fotos Assessoria de Com./Iases

Nesta etapa da oficina, os adolescentes estão produzindo cadeiras customizadas e balanços infantis para serem utilizadas em jardins e varandas. De acordo com a oficineira de artesanato, Roseli Rodrigues Setti, os adolescentes avançaram no aprendizado da técnica do macramê e estão construindo peças decorativas maiores, como cadeiras e balanços que exigem mais habilidades e criatividade.

“Para a cadeira, utilizamos a armação de uma cadeira de praia. Os adolescentes aprenderam técnicas de restauração da peça, lixaram a armação, aplicaram uma pintura especial e agora estão aplicando a técnica do macramê na parte do acento e encosto”, disse Roseli. Já os balanços infantis, utilizam a técnica nas cordas e o banco é feito com madeira.

Oficina de macramê

As peças de macramê são tecidas com os dedos, no qual os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas que favorecem a criação de peças decorativas.

Cortina e porta objetos. Suporte para plantas.

A oficina teve início em junho, com a produção de pulseiras e pequenas peças de bijuteria. Durante a Copa do Mundo, a oficina aconteceu voltada para a temática e os adolescentes produziram chaveiros com miçangas nas cores verde e amarela.

Os alunos aprimoraram a técnica com a prática e passaram a produzir bolsas, depois aprenderam a fazer adornos e suportes de plantas para varandas, cortinas para portas e janelas, estantes suspensas e porta papel higiênico.

As aulas são ministradas diariamente no Espaço Pedagógico do Iases, em Cariacica Sede, pelos oficineiros Roseli Rodrigues Setti e João Inagawa.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard