26/07/2010 19h20 - Atualizado em 24/01/2019 12h17

Adolescentes preparam almoço especial no encerramento do curso de auxiliar de cozinha

Nesta terça (27) e quarta-feira (28), o horário de almoço será especial no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases). Adolescentes, alunos do curso de auxiliar de cozinha, vão preparar refeições especiais para funcionários e convidados, no encerramento das aulas.

O almoço terá início às 12 horas no refeitório do CSE, em Tucum, Cariacica.  O cardápio incluirá saladas, pratos principais e sobremesa, e foi preparado pelos adolescentes com o auxílio de uma nutricionista e do professor do curso, ministrado pela empresa Alpha Alimentação.

De acordo com o coordenador intereducativo do CSE, Ricardo Rocha, o almoço especial preparado pelos adolescentes marca o encerramento do curso profissionalizante. “Todo término do curso os adolescentes colocam em prática o que aprenderam. Convidar os familiares e parceiros para um almoço feito por eles é uma forma de incentivo, pois eles podem mostrar tudo o que aprenderam”, disse.

Ao todo, 15 adolescentes participaram do curso de auxiliar de cozinha, iniciado no mês de abril. O curso profissionalizante teve duração de 120 horas. Além de colocar em prática o que aprenderam, os adolescentes também receberão certificados profissionalizantes.

Mercado de Trabalho

Os cursos de capacitação desenvolvidos nas Unidades do Iases já vêm proporcionando a inserção de adolescentes no mercado de trabalho, ainda durante o cumprimento da medida socioeducativa.

Atualmente, 40 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CSE também se encontram inseridos no mercado de trabalho, com carteira assinada, nos ramos de padaria e confeitarias, cozinhas industriais, oficinas mecânicas, dentre outros setores.

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.



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