04/01/2019 16h47

Aftosa: Passo a passo para vacinar animais após fim da campanha

A campanha de vacinação contra a febre aftosa terminou em dezembro, com uma cobertura vacinal de 97,87% do rebanho capixaba. No entanto, os produtores rurais que não imunizaram os animais durante a campanha precisam ficar atentos para vacinar seus animais.

O produtor deve procurar o escritório do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para receber a autorização para a compra da vacina fora do período da campanha. A imunização é fundamental para que o Estado alcance o status de livre da febre aftosa sem vacinação, previsto para ser concretizado em 2021.

O gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza, explica que, nos próximos dias, servidores do órgão começarão a procurar os produtores que não vacinaram para alertá-los quanto à necessidade da imunização.

“Essa é uma prática comum adotada pelo órgão há tempos, conforme determina o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Todos os produtores que não vacinaram seus animais são procurados e orientados a realizar o procedimento”, pontuou Fiuza.

Próxima etapa

A próxima etapa de vacinação acontece em maio, quando devem ser vacinados apenas os animais com até dois anos de idade.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ Denys Lobo

Texto: Denys Lobo

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard