05/10/2010 17h30 - Atualizado em 21/01/2019 12h52

Agência Nanuque reativa a NPR

A Agência Nanuque adotou mais uma iniciativa para incrementar a dinâmica de negócios da unidade. Reativou, em setembro, a NPR (Nota Promissória Rural), linha de crédito destinada a agropecuaristas que fornecem sua produção a empresas ou cooperativas como matéria-prima.

O gerente geral da Agência, Maycon Lucas Mendonça, explica como funciona a operação, que é, em síntese, uma antecipação de recebíveis: “O produtor rural entrega sua produção para a empresa beneficiadora [no nosso caso, as matérias-primas são cana e gado], que emite uma NPR para pagamento futuro. O produtor pode ir até uma instituição financeira e antecipar o documento de crédito.”

Ele conta que a ideia de buscar a reativação do produto surgiu da demanda dos clientes do segmento agropecuário pela antecipação de NPRs emitidas pelo Frisa-Frigorífico Rio Doce (setor pecuário) e pela Dasa-Destilaria de Álcool Serra dos Aimorés (produtora de álcool).

Olho no mercado

A demanda por NPR foi constatada a partir da análise do mercado local, suas particularidades e necessidades. O estudo feito pela Agência apontou a lacuna existente no Banco em relação ao produto. Em caso de operações de NPR, o produtor rural precisava recorrer a outros bancos.

“Outros bancos no município operam com o produto e não poderíamos ficar de fora, dada a segurança apresentada pelos emitentes das NPRs”, comenta o gerente, acrescentando o pleno apoio da Dicom e da Suren para essa investida.

Para ele, é sempre válido o esforço para atender ao cliente em todas as suas expectativas, resguardando os interesses do Banco. “O Banestes é um Banco completo e voltar a operar com essa linha mostra a abrangência e a flexibilidade da instituição”, pontua.

Paradigma
Maycon avalia que é preciso quebrar o paradigma de que a única operação que o produtor rural contrata é o crédito rural. Conseguiu aplicar essa prática na unidade e acredita que outras com perfil semelhante poderão fazer o mesmo.

“Não podemos ficar esperando as coisas acontecerem. Temos áreas técnicas que funcionam, superintendências e Diretoria Comercial acessíveis. Cabe a nós, gestores, provocar a mudança, desde que seja para crescimento da Instituição.

A expectativa da Agência Nanuque, com essa investida, é duplicar a carteira de desconto nos próximos 180 dias, o que junto, à administração adequada dos créditos concedidos, será uma boa fonte de receitas.

O superintendente de Produtos, João Carlos Bussular, afirma que o Banco vê de forma positiva a iniciativa da Agência Nanuque. Recomenda, porém, que essa via de negociação deve ser conduzida com muito critério.

“É preciso avaliar com cautela o cliente, sua capacidade de honrar o compromisso assumido, bem como o emitente da NPR, visando a assegurar, ao máximo, a liquidez da NPR. Trata-se de um produto de risco elevado e com destinação a públicos específicos. Sua contratação precisa ser autorizada pelo diretor Comercial, após a viabilização atestada pela agência e pela superintendência regional”, sublinha o superintendente de produtos do Banestes.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Banestes
Dora Dalmasio - Tels.: 3383.1465/9831.6034
E-mails: doradalmasio@banestes.com.br
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br
Texto: Bruna Sperandio
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard