22/10/2019 17h17

Agentes e técnicos socioeducativos participam de formação em socioeducação

Novos servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão participando, desde o dia 14 de outubro, da formação inicial em socioeducação. O curso, cujo conteúdo é baseado nos parâmetros curriculares da Escola Nacional de Socioeducação (ENS), acontece até o dia 31 e é voltado aos profissionais que estão ingressando no Iases.

No total, 47 servidores, entre técnicos e agentes, estão sendo capacitados para atuar no atendimento socioeducativo. A formação introdutória tem como objetivo possibilitar o conhecimento acerca da realidade institucional, marco legal, políticas públicas, práticas socioeducativas e direitos humanos, com foco na formação de um profissional que seja sujeito consciente do seu papel na socioeducação.

O curso tem duração de 80 horas para os técnicos socioeducativos e 120 horas para os agentes socioeducativos. A parte teórica do curso está sendo realizada no Auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória, e vai até esta quarta-feira (23).  A formação contempla temáticas transversais à socioeducação, tais como Introdução aos Direitos Humanos, Justiça Restaurativa e Comunicação não Violenta, Gênero, Raça, Espiritualidade, Parâmetros de Segurança Socioeducativa, Gerenciamento de Crise, entre outros.

A vivência prática acontece entre os dias 24 e 31 de outubro, no Centro Comunitário, em Bairro de Fátima, na Serra. Para os agentes socioeducativos, as aulas práticas acontecem até 04 de novembro.

O diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento, destacou a importância da formação para os profissionais que ingressam no Instituto. “A formação proporciona aos servidores compreender as diretrizes da política de socioeducação, sua metodologia, regras e procedimentos de segurança. Este aprendizado, somado ao compromisso dos nossos profissionais, garante um atendimento socioeducativo de qualidade e em conformidade com os direitos humanos”, disse.

Esta é a primeira turma a receber formação inicial com as diretrizes atualizadas do Programa Institucional de Internação. O conteúdo foi apresentado pela servidora do Iases e membro da Comissão de Revisão, Inayha Dalvi. O Novo Programa foi finalizado no mês de agosto e visa a orientar e alinhar os procedimentos nas unidades de internação.

Formação e Pesquisa

A Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop) coordena e executa o Programa de Formação Inicial e Continuada, voltado aos profissionais que atuam direta ou indiretamente no sistema socioeducativo do Espírito Santo.

A atuação da Sufop garante alinhamento metodológico, atualização e aperfeiçoamento curricular aos servidores já ativos. Isto é realizado por meio da formação continuada e da obrigatoriedade da formação inicial-introdutória, com referência nos princípios legais e éticos da comunidade socioeducativa e do projeto pedagógico.

Vinculado à Gerência Técnica, localizada no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), o setor fomenta ainda o desenvolvimento e a divulgação de pesquisas e estudos sobre a socioeducação.

Profissionais que desejam colaborar com as formações iniciais e continuadas dadas aos servidores do Iases podem procurar informações através dos contatos subfop@iases.es.gov.br e 3198-0805.

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga