Agerh define novas medidas para barragem de Rio Bonito
A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) publicou, na última sexta-feira (08), uma Resolução sobre as regras a serem adotadas nas barragens de Rio Bonito e Suíça.
O principal objetivo da Resolução 004/2023 é de garantir que a barragem reserve mais água para os períodos secos. As novas regras impostas a empresa responsável pela operação são devido à escassez de chuvas e a baixa vazão dos principais rios do Estado.
As barragens de Rio Bonito e Suíça estão localizadas na Bacia Hidrográfica do rio Santa Maria da Vitória, responsável pelo abastecimento de água de grande parte da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).
A resolução determina que a barragem de Rio Bonito deve manter o nível mínimo de 645 metros, valor considerado de referência para a operação da barragem. Esse valor corresponde a 57% do volume da barragem que é de 27 milhões de metros cúbicos.
A resolução prevê ainda que a operação de geração de energia só poderá ser realizada acima desse nível de reservatório.
Já a barragem de Suíça deverá manter a cota mínima de 348 metros, para a garantir a vazão necessária de água da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).
O gerente de Gestão e Infraestrutura Hídrica da Agência, Rafael Wolfgramm, explica que este novo modelo de operação definida para as barragens de Rio Bonito e Suíça é uma grande vitória para os usuários múltiplos de água do reservatório.
“Teremos uma disponibilidade de água maior para garantir o abastecimento nos momentos de crises hídricas futuras. A interrupção de geração de energia elétrica não terá impacto no fornecimento de energia, pois o a distribuição elétrica é interligada nacionalmente e a barragem contribui com uma parte muito pequena de geração de energia”, destacou Rafael Wolfgramm
Devido ao risco de aumento do déficit hídrico nos rios estaduais e à escassez de chuvas, principalmente no mês de novembro, a Agerh publicou, na última sexta feira (08), o Estado Alerta sobre a situação hídrica no Estado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agerh
Kelly Badaró
(27) 3347-6207
asscom@agerh.es.gov.br
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES