10/09/2010 22h20 - Atualizado em 21/01/2019 16h58

Agricultores capixabas vão pagar menos por energia

Melhorar a eficiência energética e reduzir custos de energia elétrica para os agricultores familiares. Estes são os dois objetivos principais do programa “Energia Diferenciada”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Na primeira fase do projeto, 500 agricultores capixabas receberão medidores de energia de dupla tarifação e, até o final do ano, outros 500 equipamentos do tipo serão entregues.

A distribuição da primeira leva foi feita pelo secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, na tarde desta quinta-feira (09), durante a abertura da Expocol, em Colatina. Na oportunidade, também foi assinada a portaria que regulamenta as normas para a concessão dos aparelhos de medição diferenciada.

“Cerca de dois terços do território capixaba são de terras secas e necessitam de irrigação para a agricultura. Com a utilização dos medidores, vamos permitir que os pequenos agricultores tenham a oportunidade de acesso a tecnologia para melhorar a produção”, explicou o secretário.

 

 


A resolução normativa nº 207, de 09/01/2006, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estabelece os procedimentos para a aplicação de descontos especiais na tarifa de fornecimento relativa ao consumo de energia das atividades de irrigação e aquicultura.


Beneficiados

Os agricultores beneficiados são produtores familiares, aquicultores e irrigantes, cadastrados pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura do ES (Fetaes) e pela Associação dos Pequenos Agricultores do ES (Apages), entidades parceiras da Seag no programa.

Os medidores funcionam com tarifa diferenciada das 21h30 às 6 horas, reduzindo em 73% o custo da energia utilizada na irrigação e atividades de aquicultura. A instalação dos equipamentos será feita pelas concessionárias de energia Escelsa e Santa Maria.

 

 

Serão beneficiados pequenos produtores dos municípios de: Nova Venécia, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Itarana, Muniz Freire, Alfredo Chaves, Vila Valério, Baixo Guandu, Montanha, Pinheiros, Água Doce do Norte, Linhares, Itaguaçu, Sooretama, Vila Pavão, São Mateus, Jaguaré, Pancas, Marilândia, São Domingos do Norte, Governador Lindemberg, Colatina, Águia Branca e São Gabriel da Palha.


Vale lembrar que os agricultores cadastrados deverão seguir os procedimentos abaixo:

- Providenciar a instalação de um padrão energético específico para o sistema de produção (irrigação ou aqüicultura);

- Com o padrão instalado, é preciso procurar o escritório da concessionária local (Escelsa ou Santa Maria) para solicitar a instalação do medidor. A empresa terá até 10 dias úteis para realizar a instalação.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@seag.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard