22/10/2010 20h10 - Atualizado em 21/01/2019 11h47

Agricultores de Linhares recebem incentivo para produção de seringueira

Mais de 11 mil mudas de seringueira foram entregues para 12 produtores de Linhares, no Norte do Espírito Santo, nesta sexta-feira (22), com o objetivo de fortalecer o plantio da espécie na região. Essa é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), e faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba (Probores) que visa a implantação de 75 mil novos hectares de seringueira no estado, para ampliar a oferta de matéria-prima como forma de suprir a demanda da indústria nacional.

O Espírito Santo é o quarto maior produtor nacional de seringueiras, possui uma área estimada de 11 mil hectares plantados, sendo 6,5 mil em produção, gerando cerca de 7,5 mil toneladas de borracha por ano, que correspondem a 6% da produção nacional. Até o fim deste ano, a previsão é de que ocorra a entrega de 150 mil mudas em diversos municípios de todo o Estado, por meio do Probores.


O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou da entrega e falou sobre a importância do Probores e do cultivo da seringueira. “Essa é a segunda etapa do Probores, que é um amplo programa de fomento florestal que está chegando as pequenas propriedades rurais do Espírito Santo, o que vai gerar mais qualidade de vida para nossos produtores”, apontou.

“Ele é um dos programas mais importantes do país, pois incentiva aos produtores a investirem no agronegócio da borracha, já que o Brasil é um grande importador do produto. É uma atividade que gera emprego e renda e, ajuda a cobrir o solo, além de ser uma grande sequestradora de carbono”, afirmou Enio Bergoli.

Um dos produtores que receberam as mudas, Jacy José Marchiori mencionou seus planos futuros em relação ao plantio. “Eu já tenho cinco hectares e com essas mudas vou ter mais sete. Isso vai representar uma segurança para minha aposentadoria já que tem um mercado certo para  a venda e sem custo, pois eles mesmos vêm buscar na propriedade”, indicou.

Jacy José Marchiori

“Essa ação do Governo do Estado é muito boa, nunca vi nenhum outro anterior fazer um programa tão importante. Além do reflorestamento vou ter um fonte de renda a mais, e o melhor, posso plantar junto ao meu cafezal e produzir duas culturas simultaneamente”, comemorou o produtor Eraldo Manhago Lourenzo.

Eraldo Manhago Lourenzo

A seringueira se adapta muito bem em consórcio com outras culturas, como o café, feijão, milho e mamão. Ao formar sistemas agroflorestais (juntando árvores e culturas), o produtor aproveita melhor o espaço da propriedade e, assim, aumenta sua rentabilidade, por ter duas fontes de renda no mesmo espaço.

Durante o evento, também foi entregue à Prefeitura Municipal de Linhares, um veículo modelo Pick up, a ser utilizado por meio de concessão de uso, adquirida por meio de emenda parlamentar.

Programa

O Probores tem como meta diminuir a importação da borracha natural e pulverizar o plantio de seringueiras pelo Estado, pois incentiva os pequenos produtores a investir na cultura, que é vista como “amiga do meio ambiente”. A seringueira, além de proteger e regenerar o solo, é uma das plantas que mais retira o gás carbônico da atmosfera.

O programa, que é executado pela Seag e pelo Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), visa a beneficiar todos agricultores e produtores rurais capixabas que possuem área com aptidão para a heveicultura. Mas, para que eles possam adquirir as mudas com desconto, é preciso estar adequado às exigências especificadas no Probores.

Desde 2009 até este ano foram entregues 373 mil mudas. A entrega desta sexta-feira faz parte do segundo lote adquirido pela Seag, com mais 300 mil mudas. A previsão é que as 673 mil mudas totais ocupem 800 hectares de área plantada e beneficiem cerca de 500 produtores.

Dentre os critérios estabelecidos estão: o produtor tem que estar habilitado com a carta de aptidão no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); residir em áreas de assentamento rural; as áreas devem ter entre 0,5 e cinco hectares, e os proprietários devem participar de programa de caráter ambiental patrocinado pela Seag/Incaper.

Compra de mudas

As mudas são vendidas de acordo com a necessidade de cada produtor. Para aquele que pretende plantar até 500 covas, o desconto sobre a muda será de 80%. Os produtores que plantarem entre 501 e duas mil covas, o desconto será de 50%. E, para os que pretendem plantar entre 2.001 e 2.500 covas, o desconto será de 30%. Devido à mortalidade das mudas, o produtor recebe da Seag uma quantidade acima da adquirida para garantir a produção.

Os produtores irão receber as mudas pré-preparadas, na forma de “raiz nua”, e sacolas para fazer o acabamento dessas mudas antes que sejam plantadas, já que o processo que leva três meses.

Atualmente, existem cerca de 12 mil hectares de seringueira plantados no estado, sendo que oito mil hectares já estão produzindo. Do total de área plantada, cerca de 50% encontra-se no norte do ES e os outros 50% no centro sul.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim / Eduardo Brinco
Tels: 9944-1358 / 9964-0389
karyna@seag.es.gov.br
eduardo@seag.es.gov.br
www.twitter.com/Seages

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard