15/10/2010 12h00 - Atualizado em 21/01/2019 12h24

Agricultores familiares de Iúna recebem mais de 5 toneladas de sementes de milho 'Capixaba'

Um grupo de 550 agricultores familiares de Iúna receberão, nesta sexta-feira (15), um montante de 5,5 toneladas de milho 'Capixaba'. A variedade, lançada em 2007 pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento (Seag), é mais produtiva, nutritiva e resistente a pragas e doenças. A entrega será no parque de Exposição de Iúna às 13 horas.

A disponibilização das sementes é o resultado da parceria entre o Incaper e a Prefeitura de Iúna, por meio do Programa de Produção e Distribuição de Sementes de Milho. O Programa prevê uma cooperação técnica entre ambas as partes, em que o Incaper disponibiliza as sementes do milho 'Capixaba' e a Prefeitura se compromete em multiplicar as mesmas.

“O Incaper pretende atender a demanda de milho do Estado, e por isso tem firmado parcerias com as prefeituras municipais. A ideia é que cada prefeitura, em parceria com o Incaper, produza a quantidade de sementes necessária para atender os produtores do município”, afirma o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

Segundo o Presidente, é importante que o agricultor tenha mais de um fonte de renda na propriedade. “O milho é uma ótima fonte de energia e representa uma alternativa para diversificação das atividades na propriedade rural”, afirma.

De acordo com o pesquisador e Coordenador do Programa Especial Culturas Alimentares e Agroenergia do Incaper, Márcio Adônis Miranda, o mercado de milho ainda tem muito espaço para crescer. “Atualmente, a quantidade de milho produzida no Espírito Santo é suficiente para atender a demanda de apenas dois meses do ano. O restante é importado de outros Estados”, afirma Márcio.

O pesquisador explica o funcionamento do Programa. “O Incaper disponibiliza o material para a Prefeitura, que planta em um campo de produção de sementes, sendo o espaço da própria Prefeitura ou de algum produtor do município. O campo recebe a assistência técnica do Incaper e segue todas as boas práticas exigidas pelo Ministério da Agricultura. Após colhido o material, o Incaper beneficia (tira impurezas), e classifica (separa por tamanho) as sementes, que posteriormente são distribuídas aos produtores pela Prefeitura”, descreve.

O coordenador Márcio Adônis ainda ressaltou que com a variedade do milho 'Capixaba' é possível realizar três ciclos de plantio com a mesma semente, o que contribui para a distribuição entre os produtores locais e para o crescimento do mercado com o grão.

As Prefeituras que tiverem interesse em firmar o Convênio com o Incaper, devem entrar em contato com o Instituto, pelo telefone: 3137-9896.

No Espírito Santo são comercializados aproximadamente um milhão de toneladas de milho, sendo 600 mil Kg transformados em grãos e milho verde e 400 mil Kg direcionados para a produção de ração e para o consumo humano.

O milho Capixaba

Desenvolvido principalmente para os pequenos produtores de base familiar, o milho "Capixaba Incaper 203" é uma variedade cujas sementes podem ser utilizadas, no mínimo, em até três plantios sucessivos. As principais características encontradas nesse tipo de milho são: boa produtividade, adaptação a condições desfavoráveis, além da tolerância a pragas e doenças.

O valor nutricional encontrado nos grãos dessa variedade é bem elevado e chega a ultrapassar as quantidades encontradas em um milho comum. Ele tem 30% a mais de proteína do que o milho comum, 45% a mais de óleo, 50% a mais de fósforo, quatro vezes mais de cálcio.

Esta variedade é resultado de 22 anos de pesquisas desenvolvidas por técnicos do Incaper, em parceria com a Embrapa. O trabalho começou em 1985, no qual a variedade passou por avaliações experimentais, culinárias e nutricionais.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper