15/11/2010 14h02 - Atualizado em 18/01/2019 15h20

Agricultura capixaba mostra programas para melhorar a sustentabilidade ambiental na 21ª Feira do Verde

Promover um trabalho constante e eficiente de educação ambiental com o objetivo de incentivar mudanças de atitudes, tanto com a população urbana quanto rural, em prol do desenvolvimento sustentável. Essas ações realizadas pelo Governo do Estado serão apresentadas na 21ª edição da Feira do Verde, que tem como tema ‘Ciência e Tecnologia: instrumentos para um mundo sustentável’.

Durante os dias do evento, de 16 a 21 de novembro, na Praça do Papa, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa, em conjunto com o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), expondo os principais programas desenvolvidos na área agrícola para melhorar a qualidade de vida dos capixabas.

Secretaria da Agricultura

No estande da Seag será apresentado o programa ‘Campo Sustentável’, que tem como objetivo a recuperação de áreas degradadas, a conservação e o manejo de maneira sustentável dos recursos naturais do Espírito Santo.

O programa já é executado nos municípios de Marechal Floriano, Afonso Cláudio, Domingos Martins e Laranja da Terra e tem como meta atingir 440 propriedades até 2011, sendo que 80 delas já foram selecionadas, incluindo as existentes nas áreas do Programa ‘Corredores Ecológicos’. O objetivo do trabalho é reverter o quadro de degradação ambiental em 600 mil hectares de terras no Espírito Santo.

Outra ação da Seag, que está totalmente vinculada a uma atividade sustentável, é a agricultura orgânica no Estado. Serão distribuídos panfletos aos visitantes sobre os pontos de venda desses produtos em todos os municípios do Espírito Santo.

Os alimentos orgânicos são produzidos com base nos princípios agroecológicos, isto é, que são mais seguros para quem produz e consome, e para o meio ambiente. Hoje, o Espírito Santo conta com 140 propriedades orgânicas certificadas, com aproximadamente 2.600 hectares de terra.

Incaper

Em sua participação na XXI Feira do Verde, o Incaper vai esclarecer as curiosidades da população sobre como é realizada a previsão do tempo. Por isso, uma mini-estação meteorológica será montada no local com equipamentos utilizados pelos meteorologistas para monitorar as mudanças climáticas.

Estação Meteorológica do Incaper

Além de apresentar o trabalho feito pelo Centro de Meteorologia, estarão disponíveis, em outro estande, as principais pesquisas realizadas pelo Instituto, incluindo o desenvolvimento de novas variedades de abacaxi, banana, café, inhame, milho, morango e o mais recente lançamento do Incaper, o Mamão 'Rubi'. Essas novas variedades de alimentos são tecnologias que contribuem para o desenvolvimento sustentável da agricultura.

O Incaper também vai apresentar, em parceria o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o funcionamento de uma estação hidrológica, utilizada para medir a vazão dos rios.

Idaf

Na 21ª Feira do Verde, o Idaf irá mostrar os projetos desenvolvidos em 2010 em diferentes municípios do Estado, que tiveram o intuito de promover atividades educativas para a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida. São eles: ‘Projeto Florestas e Águas’, ‘Educação quanto ao uso de Agrotóxicos’, ‘Febre Aftosa: conhecer para prevenir’ e ‘Medidas para combater a raiva’.

Selo Idaf

Além da apresentação destes projetos, o Instituto também prestará orientações quanto ao selo de inspeção estadual que é obrigatório nos produtos de origem animal que são comercializados dentro do Estado. É importante destacar que se o produto for apenas destinado ao município, o selo exigido é o municipal, já se for voltado ao mercado brasileiro, o selo deve ser federal. Na Feira, o Órgão irá informar ao consumidor sobre a relevância de só adquirir carnes e derivados que estejam devidamente certificados.

21ª Feira do Verde
Data: de 16 a 21 de novembro de 2010