28/10/2010 14h31 - Atualizado em 18/01/2019 16h29

Agricultura orgânica: produtores da região Serrana aprendem sobre cultivo de flores

O cultivo de flores no sistema orgânico é a mais recente inovação do segmento para o mercado. Nele, não há a necessidade de utilizar adubos químicos para um bom desempenho. Com o objetivo de difundir a técnica entre os produtores capixabas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou nesta quarta-feira (27) um Dia de Campo sobre o tema.

O evento, que aconteceu na propriedade do Sr. Sebastião Chagas, pioneiro no cultivo de flores orgânicas no Espírito Santo, contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, que puderam observar na prática os bons resultados alcançados pelo produtor.

 


De acordo com o gerente estadual de Agricultura Orgânica, Decimar Schultz, esse tipo de cultivo representa mais renda para o produtor e diminui o perigo de contaminação.

Lisianthus roxo

“É preciso destacar que as flores têm se mostrado como uma alternativa muito interessante para diversificação da propriedade familiar do ponto de vista da geração de mão de obra e renda. Aqui nessa propriedade, estamos mostrando que é possível produzir as flores no sistema orgânico e isso traz muitos ganhos para a saúde, o meio ambiente, e reduz o custo de produção’, afirmou Schultz.

Durante o Dia de Campo, Sebastião Chagas falou sobre sua experiência na produção. “É muito bom estar trabalhando com o cultivo de flores no sistema orgânico, pois com ele nós temos um produto de uma qualidade extraordinária. E o melhor é saber que não estamos correndo e nem oferecendo risco para outras pessoas”, ressaltou.

Tangp

Dentro da programação, especialistas demonstraram as técnicas para o cultivo orgânico, abordando a produção de lisianthus, gipsofila, tango e boca de leão. O Dia de Campo foi realizado pelo Incaper, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e a Associação Chão Vivo.

Novo Pedeag

As estratégias de infraestrutura no meio rural, no que diz respeito à floricultura estão previstas no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025. O documento delineia o futuro desejável para a sociedade capixaba, com indicadores e metas setoriais a serem alcançados nas próximas duas décadas, e nas orientações de Governo 2007/2010.

Dentre as principais estratégias estão: consolidar polos de flores e plantas ornamentais, segundo aptidões regionais e as oportunidades de mercado; ampliar e melhorar os serviços de assistência técnica e extensão rural em floricultura; e promover a estruturação da cadeia produtiva da floricultura e apoiar as associações de produtores, qualificando seus dirigentes em gestão e mercado em floricultura, dentre outras.

O documento está disponível na íntegra para a consulta nos sites www.seag.es.gov.br e www.redeagricultura.com.br




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim / Eduardo Brinco
Tels: 3636-3651 / 9944-1358 / 9964-0389
karyna@seag.es.gov.br
eduardo@seag.es.gov.br
www.twitter.com/Seages
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard