Agricultura orgânica: produtores da região Serrana aprendem sobre cultivo de flores
O cultivo de flores no sistema orgânico é a mais recente inovação do segmento para o mercado. Nele, não há a necessidade de utilizar adubos químicos para um bom desempenho. Com o objetivo de difundir a técnica entre os produtores capixabas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou nesta quarta-feira (27) um Dia de Campo sobre o tema.
O evento, que aconteceu na propriedade do Sr. Sebastião Chagas, pioneiro no cultivo de flores orgânicas no Espírito Santo, contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, que puderam observar na prática os bons resultados alcançados pelo produtor.
De acordo com o gerente estadual de Agricultura Orgânica, Decimar Schultz, esse tipo de cultivo representa mais renda para o produtor e diminui o perigo de contaminação.
Lisianthus roxo |
“É preciso destacar que as flores têm se mostrado como uma alternativa muito interessante para diversificação da propriedade familiar do ponto de vista da geração de mão de obra e renda. Aqui nessa propriedade, estamos mostrando que é possível produzir as flores no sistema orgânico e isso traz muitos ganhos para a saúde, o meio ambiente, e reduz o custo de produção’, afirmou Schultz.
Durante o Dia de Campo, Sebastião Chagas falou sobre sua experiência na produção. “É muito bom estar trabalhando com o cultivo de flores no sistema orgânico, pois com ele nós temos um produto de uma qualidade extraordinária. E o melhor é saber que não estamos correndo e nem oferecendo risco para outras pessoas”, ressaltou.
Tangp |
Dentro da programação, especialistas demonstraram as técnicas para o cultivo orgânico, abordando a produção de lisianthus, gipsofila, tango e boca de leão. O Dia de Campo foi realizado pelo Incaper, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá e a Associação Chão Vivo.
Novo Pedeag
As estratégias de infraestrutura no meio rural, no que diz respeito à floricultura estão previstas no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025. O documento delineia o futuro desejável para a sociedade capixaba, com indicadores e metas setoriais a serem alcançados nas próximas duas décadas, e nas orientações de Governo 2007/2010.
Dentre as principais estratégias estão: consolidar polos de flores e plantas ornamentais, segundo aptidões regionais e as oportunidades de mercado; ampliar e melhorar os serviços de assistência técnica e extensão rural em floricultura; e promover a estruturação da cadeia produtiva da floricultura e apoiar as associações de produtores, qualificando seus dirigentes em gestão e mercado em floricultura, dentre outras.
O documento está disponível na íntegra para a consulta nos sites www.seag.es.gov.br e www.redeagricultura.com.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim / Eduardo Brinco
Tels: 3636-3651 / 9944-1358 / 9964-0389
karyna@seag.es.gov.br
eduardo@seag.es.gov.br
www.twitter.com/Seages