Agroindústrias de Laticínios recebem licenças ambientais na GranExpoES
Nesta sexta-feira (13), quinze agroindústrias de laticínios do município de João Neiva firmaram o compromisso de produzir respeitando a natureza e receberam do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo (Idaf) as suas licenças ambientais. Na solenidade de entrega dos documentos, realizada durante a GranExpoES, os produtores participaram também de uma palestra com o tema “Fortalecimento do Setor Produtivo através do Licenciamento Ambiental”, na qual tiveram esclarecimentos quanto à importância da regularização para a qualidade de vida e na agregação de valor aos alimentos.
O diretor-presidente do Idaf, Aladim Fernando Cerqueira, explica que a ação está inserida na proposta do Instituto de promover a regularização ambiental por meio de termos de compromisso elaborados em parceria com os próprios produtores. Para isso, são realizadas reuniões periódicas, nas quais os empreendedores expressam as suas opiniões, tiram as dúvidas e trabalham junto ao Idaf para que as normas e regras sejam seguidas por todos.
“O maior beneficiado é o produtor que passa a contar, por exemplo, com uma água mais limpa para a utilização da sua família. Isso tem sido feito em encontros nos quais eles podem expor ao Idaf os problemas enfrentados para que possamos pensar em conjunto nas soluções” afirma. Aladim esclarece, ainda, que a licença ambiental foi um importante passo para que os produtores de João Neiva possam requerer o registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que habilita o empreendedor a comercializar o seu produto em todo o Espírito Santo.
A médica veterinária do Idaf, Luzia Miyki Amano, destaca que a oferta de produtos da agroindústria está crescendo em João Neiva e os estabelecimentos têm expressado a vontade de comercializar os seus alimentos, como queijos, ricotas e iogurtes em outros municípios. “Os produtores da região têm nos procurado devido ao crescimento das suas agroindústrias. A licença ambiental é uma das exigências do SIE, e esta entrega, portanto, é muito importante para que os produtores possam procurar o Instituto e dar início ao processo. Com o SIE o empreendedor tem a garantia de que está produzindo dentro das normas sanitárias” disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Jória Motta Scolforo
Tels: (27) 3636-3651 / 9946-7504