15/08/2023 17h29

Almanaque Juventudes joga luz sobre a potência criativa dos Jovens Capixabas

Foto: Viki Dessaune.

Entre as inúmeras atividades que aconteceram no Fórum Estadual das JuventudES, a programação do evento marcou o lançamento da versão impressa do Almanaque JuventudES, publicação que apresenta as ações contempladas no Edital JuventudES. O Almanaque JuventudES apresenta, em textos e fotos, os jovens e/ ou coletivos juvenis responsáveis pelos 120 projetos selecionados e realizados nas 10 cidades atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. 

A proposta da publicação é evidenciar o talento e a criatividade das juventudes em ações que atravessassem o cotidiano desta população, e de quem está no entorno dessa galera, em trabalhos com foco na sustentabilidade, na economia criativa, no empreendedorismo, na literatura, no esporte, além de ações que ampliam e atualizam as discussões sobre raça, gênero e sexualidade, entre outros temas. 

Os trabalhos foram apresentados nos mais diversos suportes: de oficinas a eventos de rua, de hortas comunitárias a disputas esportivas, promovendo o debate, a inclusão e a ação.

Sobre o Almanaque

Dividido em três editorias, o Almanaque traz para o centro da publicação a potência e a criatividade dos jovens capixabas que entregaram projetos que valorizam o debate e a inclusão. Em Juventudes e a Produção Criativa, a pesquisadora Suellen Cruz faz uma análise crítica sobre as particularidades dos jovens capixabas, a partir do seu olhar como técnica de referência nas múltiplas agendas realizadas durante a execução do projeto. 

Depois, em Juventudes e as Cidades apresenta ações desenvolvidas pelos jovens que participam das atividades dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) e moradores desses territórios. Fechando a publicação, Juventudes e Pluralidades conhecemos os projetos desenvolvidos pelos jovens atendidos pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e pelas instituições supervisionadas pela Secretaria da Justiça (Sejus). 

Dá para ler o Almanaque JuventudES on-line. É só clicar e conhecer as ideias dos jovens capixabas. 

Projeto JuventudES

Promover a mobilização e o fomento de ações idealizadas por jovens que moram nas periferias do Espírito Santo. Essa é a proposta do Projeto JuventudES, uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, e que teve a gestão do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Voltado para o público de 15 a 24 anos, o Projeto JuventudES destinou especial atenção às questões relacionadas às diversidades sexual, racial, étnica, além de deficiências e vulnerabilidade social, mapeando esses jovens, garantindo o acompanhamento e a efetiva fruição das ações propostas em rede.


O projeto foi desenvolvido nos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória, e resultou na participação de, aproximadamente, 7.200 jovens. As ações fomentaram e acompanharam o desenvolvimento de 120 projetos protagonizados por jovens e/ou coletivos juvenis selecionados nos territórios do projeto Estado Presente: Segurança Cidadã.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

O Projeto JuventudES integra as políticas públicas do Governo do Estado, dentro do Programa Estado Presente. Mais informações em www.juventudes.es.gov.br.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES

Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard