08/10/2010 21h57 - Atualizado em 21/01/2019 12h28

Almoço especial com comida japonesa encerra curso profissionalizante no CSE

Um almoço especial com comida japonesa, preparado por adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), encerrou nesta sexta-feira (08), o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha.

Os 11 alunos do curso prepararam o almoço desta sexta-feira (08), no refeitório do Centro Socioeducativo, localizado no bairro Tucum, Cariacica. O almoço especial reuniu outros adolescentes; familiares dos alunos; funcionários da Unidade e servidores do Iases, dentre eles membros da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Contrato de Gestão: Maria Brígida Casagrande e Sonia Maria Cabral; e a secretária do Conselho municipal da Criança e do Adolescente de Cariacica, Alzenir Dauben.

Caracterizados como verdadeiros profissionais da área, os sushimans, os adolescentes serviram pratos típicos da culinária japonesa e oriental como sushis de salmão, sashimis e yakisoba.

O refeitório do CSE também foi ornamentado para o almoço especial temático com painéis japoneses, lâmpadas especiais e músicas de bandas japonesas, criando um ambiente jovem e sofisticado.

“Além de aprenderem as técnicas do curso, eles informaram que também foi feito uma pesquisa no mercado que identificou que esta é uma profissão em ascensão. Os meninos aprenderam tudo com muita facilidade, observamos que eles prepararam tudo, como a forma de arrumar e servir. O almoço estava muito gostoso”, disse Brigida, a gerente da Unidade Feminina de Internação (UFI), que participou do almoço como convidada.

De acordo com o coordenador intereducativo do CSE, Ricardo Rocha, o almoço especial marca o sucesso que o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha está fazendo entre os adolescentes.

“Além de marcar o final curso, o almoço foi de grande importância para todos os adolescentes, pois aproximou cada um deles de uma cultura diferente da nossa, promovendo o conhecimento de novas técnicas”, disse Ricardo.

O curso profissionalizante de auxiliar de cozinha teve duração total de 120 horas e foi ministrado pelo professor Romildo Lopes, da Alpha Consultoria Alimentar. Durante o curso, os adolescentes aprenderam várias técnicas para atuar como cozinheiros e chefes de cozinha, e também receitas de vários pratos, sendo um dos módulos, específicos da culinária japonesa. Além de colocarem em prática o que aprenderam os adolescentes também receberão certificados profissionalizantes.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard