Almoço especial com comida japonesa encerra curso profissionalizante no CSE
Um almoço especial com comida japonesa, preparado por adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), encerrou nesta sexta-feira (08), o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha.
Os 11 alunos do curso prepararam o almoço desta sexta-feira (08), no refeitório do Centro Socioeducativo, localizado no bairro Tucum, Cariacica. O almoço especial reuniu outros adolescentes; familiares dos alunos; funcionários da Unidade e servidores do Iases, dentre eles membros da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Contrato de Gestão: Maria Brígida Casagrande e Sonia Maria Cabral; e a secretária do Conselho municipal da Criança e do Adolescente de Cariacica, Alzenir Dauben.
Caracterizados como verdadeiros profissionais da área, os sushimans, os adolescentes serviram pratos típicos da culinária japonesa e oriental como sushis de salmão, sashimis e yakisoba.
O refeitório do CSE também foi ornamentado para o almoço especial temático com painéis japoneses, lâmpadas especiais e músicas de bandas japonesas, criando um ambiente jovem e sofisticado.
“Além de aprenderem as técnicas do curso, eles informaram que também foi feito uma pesquisa no mercado que identificou que esta é uma profissão em ascensão. Os meninos aprenderam tudo com muita facilidade, observamos que eles prepararam tudo, como a forma de arrumar e servir. O almoço estava muito gostoso”, disse Brigida, a gerente da Unidade Feminina de Internação (UFI), que participou do almoço como convidada.
De acordo com o coordenador intereducativo do CSE, Ricardo Rocha, o almoço especial marca o sucesso que o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha está fazendo entre os adolescentes.
“Além de marcar o final curso, o almoço foi de grande importância para todos os adolescentes, pois aproximou cada um deles de uma cultura diferente da nossa, promovendo o conhecimento de novas técnicas”, disse Ricardo.
O curso profissionalizante de auxiliar de cozinha teve duração total de 120 horas e foi ministrado pelo professor Romildo Lopes, da Alpha Consultoria Alimentar. Durante o curso, os adolescentes aprenderam várias técnicas para atuar como cozinheiros e chefes de cozinha, e também receitas de vários pratos, sendo um dos módulos, específicos da culinária japonesa. Além de colocarem em prática o que aprenderam os adolescentes também receberão certificados profissionalizantes.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida