17/09/2010 21h12 - Atualizado em 21/01/2019 16h36

Aluno da rede é escolhido para a etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul

Alegria e satisfação estavam estampadas na face dos alunos do Ensino Médio da rede estadual que voltaram nesta sexta-feira (17) da etapa nacional do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul, realizada em Brasília. Na capital federal, Eduardo Mariano Costa, Jarlaine Prando Souza, Rafaela de Ávila Pimentel e Marcos Coutinho disputaram com jovens de todo o Brasil uma das 27 vagas para participar da etapa internacional do evento, que será realizada em outubro, no Uruguai.

O secretário de Estado da Educação Haroldo Corrêa Rocha fez questão de recepcionar os quatro alunos e elogiou o engajamento deles e preocupação com a sociedade. “Eu estou muito feliz em ver essa garra de vocês”. O secretário conversou com os alunos e perguntou sobre tudo o que aconteceu no evento e como eles estavam.

Um dos alunos que estava muito feliz era Marcos Coutinho, da Escola de Mucurici, que foi ao evento indicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ele foi um dos 27 escolhidos para participar da etapa Internacional no Uruguai. “Eu me sinto muito honrado, porque os outros três alunos também são de alta competência. E eu ter sido escolhido é uma honra muito grande. Estou nas nuvens.” Ele contou um pouco do que aprendeu no parlamento. “Foram momentos de grande aprendizagem com debates, palestras, oficinas. Nós podemos conhecer a cultura dos outros estados e interagir com pessoas de todos os tipos.”

O aluno Eduardo Mariano Costa, da Escola Estadual Professora Ana Portela de Sá, de Vila Pavão, também estava muito feliz e motivado a continuar participando de eventos como este. “Foi ótimo, eu achei muito interessante conhecer a realidade da Educação de outros estados. Eu percebi que a Educação no Espírito Santo está excelente. Tem lugares que as escolas não possuem nem laboratório de Informática. Nós tivemos a oportunidade de discutir sobre Educação e tentar achar possíveis soluções.”

Os alunos Eduardo e a aluna Rafaela de Ávila Pimentel, da Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, de Cachoeiro de Itapemirim, já estão acostumados com eventos como estes. No ano passado, participaram da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e também se inscreveram para participar, em novembro, do Parlamento Jovem Brasileiro.

Rafaela, que chegou à Vitória com uma pintura indígena no rosto, estava muito empolgada com o programa. “Eu gostei muito, além das discussões eu gostei muito da relação entre os jovens de vários lugares do país. A gente pode ver que nosso Estado está avançando em relação à Educação. Agora, estou ansiosa para saber se vou ser escolhida para o Parlamento Jovem Brasileiro.”

A aluna Jarlaine Prando Souza, de São Mateus, que estava nervosa por viajar sozinha pela primeira vez, já falou que essa é a primeira de muitas. “Cada minuto que eu passei lá foi aproveitado com muito gosto. Essa foi a primeira vez de muitas outras. Foi muito bom. Nós até voltamos com sotaques de outros estados.”

O Programa Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto de participação juvenil que teve origem no Uruguai e é apoiado por países como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. O objetivo é contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que possam participar ativamente de grupos e comunidades que promovam a cidadania.

 



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ ltcardoso@sedu.es.gov.br
Texto: Lígia Tosta Cardoso

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard