23/03/2023 17h31

Aluno da Rede Estadual é ouro no Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo e concorre a vaga na etapa Mundial

Ronicleiton de Jesus, aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria Magdalena da Silva, localizada no município de Ponto Belo, se destacou no Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo 2023 ao conquistar ouro na modalidade de lançamento de disco, nessa terça-feira (21). Com a vitória, o estudante passa agora a concorrer a uma vaga no Campeonato Mundial Escolar de Atletismo, que será realizado na Turquia, no período de 19 a 26 de junho, de acordo com pontuação conquistada em seletivas nacionais.

Assim como Ronicleiton, Raphael Santana, aluno da EEEFM Nova Carapina, também subiu ao pódio e volta para casa com a medalha de prata nos 800 metros. Além destas unidades escolares, a EEEFM Professora Maria Olinda de Oliveira Menezes, a EEEFM Francisca Peixoto Miguel e a EEEFM Francisco Alves Mendes também enviaram seus representantes selecionados na etapa estadual.

Após as comemorações, Raphael Santana destacou a satisfação em ter participado e reforçou que trabalho não acabou. “Me sinto grato pelo reconhecimento e por esta medalha de prata, mas vamos atrás do ouro. Ainda temos muita competição pela frente”, contou.

O evento realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), aconteceu entre os dias 20 e 23 de março, no Comando Militar do Planalto, em Brasília, e contou com a participação de 11 atletas de 16 a 18 anos de cinco escolas da Rede Pública Estadual para representar o Espirito Santo.

O professor responsável pelos alunos durante a viagem, Allan Rodrigues Batista, lembrou do papel da escola na formação do indivíduo em diversas esferas e o esporte é uma das ferramentas para oferecer uma educação integral do aluno. “Somos de uma Escola do interior e sabemos que as oportunidades tendem a ser um pouco mais escassas, e poder participar de um Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo e oportunizar aos alunos uma vivência para além da competição é de fato muito gratificante”, contou.

Ao todo, o campeonato recebeu participação de 324 estudantes dos gêneros feminino e masculino, com representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, devidamente matriculados e frequentando curso regular da educação básica na disputa das provas de corrida rasa, corridas sobre barreiras, corrida com obstáculos, saltos em altura, distância triplo e vara, arremesso de peso, lançamentos de disco, dardo e martelo.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard