Aluno de Ibatiba constrói simulador de direção automobilístico
O estudante Daniel Lima Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria Trindade de Oliveira, localizada no município de Ibatiba, construiu com o auxílio de materiais descartados como sucata um equipamento de simulação de corrida automobilístico, popularmente chamado de “G27”.
O protótipo desenvolvido pelo estudante consiste em um volante e um câmbio de marchas, ambos retirados de carros que estavam em um ferro-velho local, e construídos também com peças de um micro-ondas quebrado e com pedais de direção, a partir de pedaços de madeira, dobradiças de armário e molas de click de botijão de gás, que, acoplados a um computador, formam um simulador de corridas de carro.
Além dos materiais físicos, o estudante precisou trabalhar conhecimentos técnicos em física, principalmente em mecânica, elétrica e computação, para desenvolver o sistema de reconhecimento de comandos, por meio de um software.
Daniel Lima Silva contou que a construção do protótipo surgiu do desejo de ter o equipamento, que tem alto preço para a aquisição. “Não havia condições de comprar um desses para mim”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888