Aluno especial faz a diferença em escola de Tempo Integral
Um acolhimento especial é o que os alunos de escolas em Tempo Integral da Rede Estadual encontram quando tem a oportunidade de conhecer Fabiano Lourenço Tavares, aluno com Síndrome de Down da 3ª série do Ensino Médio da Escola em Tempo Integral Afonso Cláudio. Ele faz parte do grupo de acolhedores da unidade de ensino. Também acompanha a equipe durante visitas a outras escolas para falar sobre a sua experiência na rede. Fabiano é exemplo de inclusão e demonstra na prática como fazer a diferença no dia a dia dos colegas.
No início do ano letivo é este grupo que acolhe os novos colegas que começam as atividades na unidade de ensino. E lá está Fabiano dando apoio ao grupo com seu jeito especial! Já durante as visitas às escolas, ele gosta sempre de falar sobre o seu Projeto de Vida, que é uma das disciplinas inseridas no currículo na Escola de Tempo Integral. “Meu projeto de vida é me formar no Ensino Médio e a escola e meus amigos estão me ajudando muito a realizar esse sonho”, disse.
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola em Afonso Cláudio, Márcia de Souza Neves Secchin, no início o estudante teve um pouco de dificuldade em interagir com os colegas. “A escola conseguiu construir aos poucos um laço de respeito e igualdade. Com o tempo, a turma foi se adaptando às necessidades do Fabiano e, hoje, eles cuidam muito bem dele e tentam sempre fazer com que se sinta bem na escola. Os alunos são bem atenciosos e isso tem ajudado muito”, explicou.
Segundo o estudante William José da Silva Messias, a turma acredita que a inclusão dos alunos com deficiência na instituição de ensino é extremamente importante. “Pessoas como o Fabiano precisam de muita atenção e cuidado, bem como a certas adaptações dentro do ambiente escolar para que consigam acompanhar os outros alunos nas atividades. Nossa turma é muito compreensiva e procura dividir todo o conhecimento com ele”, afirmou.
Além do Fabiano, a Escola em Tempo Integral de Afonso Cláudio promove a inclusão, também, com outros alunos surdos, mudos e com deficiência intelectual.
Texto: Emanoele Rocha e Geiza Ardiçon
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