Alunos criam maquete do centro de Presidente Kennedy para aprender códigos de trânsito
Após estudo em sala de aula sobre os códigos de trânsito, os alunos da 5º série da Escola Estadual Presidente Kennedy realizaram uma atividade com maquetes simbolizando o centro da cidade. A ideia do trabalho é ensinar desde cedo aos alunos a serem motoristas conscientes, ressaltando a importância de usar a arte como instrumento de socialização entre eles.
Além dos conteúdos exigidos pelo novo currículo da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em Língua Portuguesa, temas transversais também devem ser propostos como ensino-aprendizado. Nas aulas de Língua Portuguesa, o Código de Trânsito foi bem enfatizado pelos professores com intuito de informar sobre as sinalizações como placas, semáforos, faixa de pedestre, entre outros.
Para isso, foi solicitado aos alunos que olhassem as principais ruas do centro da cidade de Presidente Kennedy e observasse cada placa para que, posteriormente, fosse produzindo uma maquete com as placas. “Atualmente, estamos deparando com muita violência no trânsito. Todo momento acontecem acidentes e morte no trânsito e a maioria por desrespeito e imprudência dos motoristas. É preciso ensinar as crianças de hoje a serem educados quando estiverem ao volante", adiantou Luciana.
O trabalho desenvolvido trouxe também outros pontos positivos, afirma a professora. “Para a turma que tem dificuldade de concentração e é bastante agitada, aulas interativas como essa contribui para que os alunos fiquem durante todo o tempo envolvido e eles acabam esquecendo de atrapalhar o colega.” Durante o trabalho, os alunos sugeriram até um semáforo para a chegada do município, bem como placas de indicação para alguns locais, como seguir até as praias, ao santuário da Igreja das Neves e a restaurantes.
Tarsila do Amaral encanta a 5ª série
Além da produção de maquetes, a Escola de Presidente Kennedy fez uma releitura de algumas pinturas de Tarsila Amaral, pintora e desenhista brasileira. Os alunos produziram em cerâmica algumas obras da artista.
Neste estudo, os alunos da 5º série tiveram contato por meio do laboratório de Informática a várias pinturas, bem como a história de alguma delas. Conta Luciana que, durante a pesquisa, os estudantes ficaram sabendo o significado de alguns trabalhos da pintora.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/
arocon@sedu.es.gov.br
Texto: Andressa Rocon