Alunos da Clóvis Borges Miguel vão apresentar projeto no Rio Grande do Sul
Alunos da Escola Estadual Clóvis Borges Miguel vão ao Rio Grande do Sul para participar da 25ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada de 18 a 23 de outubro de 2010 na cidade de Novo Hamburgo. O projeto apresentado pela escola é o jornal “Focalize”, totalmente produzido pelos próprios alunos.
O jornal é produzido no contraturno das aulas, como ação do projeto Mais Tempo na Escola, por duas turmas de 25 alunos. Além dos participantes do projeto, o “Focalize” conta com a participação de outros alunos da escola, que fazem propostas de pauta e até mesmo escrevem artigos.
De acordo com a professora Grazielle Pissarra, uma das orientadoras do projeto, a escola já possui vários projetos na área de comunicação como uma Rádio-escola, um site e um blog. Ela conta que o informativo começou a ser produzido no ano de 2008 inicialmente como um jornal mural. Há alguns meses, o jornal passou a ser impresso e a circular quinzenalmente. “O jornal é cem por cento produzido e pensado por eles, alunos, da pauta à diagramação. Nós, professores, apenas orientamos”, garantiu Grazielle.
Segundo ela, a participação dos alunos na produção do jornal já rende bons frutos na sala de aula. “É uma satisfação enorme. Nossos alunos têm um envolvimento muito grande. É possível sentir como eles melhoraram na leitura e na produção de textos, além do mais, fazer o informativo despertou neles o senso crítico”, salientou a professora. “Será uma honra representar o Estado em um evento tão importante”, concluiu.
Mais Tempo na Escola
O programa Mais Tempo na Escola visa a ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, criando novas oportunidades de aprendizagem e a contribuição para a melhoria do desempenho escolar e ampliação do universo de experiências socioculturais, esportivas e de iniciação científica.
O tempo de permanência do aluno na unidade de ensino é definido com a participação e aprovação da comunidade escolar, por meio do Conselho de Escola. As condições físicas e a realidade da unidade de ensino devem ser levadas em consideração para a boa execução do programa, que funciona por adesão da unidade de ensino. Os professores também podem optar pela ampliação de sua carga horária remunerada de trabalho.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati