21/07/2010 15h55 - Atualizado em 24/01/2019 12h51

Alunos da Escola Alfredo Lemos estudam sobre saúde e ganham consulta médica

Na Escola Estadual Alfredo Lemos, em Itaguaçu, as aulas de Educação Física dos alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental estão voltadas para a saúde do corpo humano. Na próxima segunda-feira (26), uma equipe médica estará na escola para avaliar as crianças e orientar os pais e professores. A ação faz parte do projeto Família Presente na Educação.

Um médico, uma enfermeira e um auxiliar consultarão os alunos e, se preciso, receitarão remédios e os encaminharão a outros especialistas, tudo isso acompanhado pelos pais. A ideia surgiu durante os estudos sobre o corpo humano. “Queremos instruir as crianças sobre a saúde e a higiene do corpo. Eles não têm ideia, por exemplo, que quando colocam a mão na boca estão também contraindo bactérias”, explica o professor de Educação Física Odair José Scárdua.

Entre as atividades já desenvolvidas estão estudos sobre o corpo humano, saúde e doenças, e a importância de praticar atividades físicas e manter uma alimentação balanceada. “Dessa forma, vamos mostrar aos alunos que ter uma boa saúde se reflete nos estudos”, destaca o professor.

Família Presente

O Família Presente na Educação constitui-se em ações efetivas de articulação entre a família e a escola pela educação das crianças e jovens capixabas.

Dentre os seus objetivos estão: fortalecer e aprofundar a relação escola e família; aproximar as famílias das ações pedagógicas da escola; buscar o diálogo entre a família e a escola, definindo limites, possibilidades de cada uma; contribuir para a construção da identidade, autonomia, autoestima e perspectiva do estudante; e incentivar e fortalecer a participação e a organização coletiva de todos os segmentos da escola.

Em 2009, participaram do projeto 67 mil alunos de 65 escolas estaduais localizadas em Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra e Vitória. Neste ano, desde março, 100% das escolas da rede estadual começaram a trabalhar com o projeto. A expectativa é que em 2010 sejam atendidos 300 mil estudantes e suas respectivas famílias.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br
Texto: Karolina Gazoni

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard