15/09/2010 22h20 - Atualizado em 21/01/2019 16h46

Alunos da Escola Coronel Antônio Duarte interpretam o livro 'O homem que calculava'

Criatividade não falta na Escola Estadual Coronel Antônio Duarte, em Iconha. Para interpretar o livro “O homem que calculava”, alunos do 2º ano do Ensino Médio participaram de uma atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Matemática.

Nas aulas de Língua Portuguesa foi realizada a apreciação e leitura sobre o livro, do escritor brasileiro Malba Tahan (heterônimo do professor Júlio César de Mello e Souza). As turmas foram dividias em grupos, e encarregados de ler, entender e transformá-lo em peça teatral. Nas aulas de Artes, foram organizados o teatro e a expressão corporal e, na área da Matemática, a resolução do problema em questão.

Segundo a professora de Matemática, Organdi Mongin Rovetta, os alunos se sentiram estimulados com as atividades. “Mostramos que a Matemática também é leitura, não só cálculo. Por meio dessa dinâmica, os alunos puderam conhecer o livro na íntegra”.

“O resultado do trabalho foi positivo. Alguns alunos leram durante o período em que as atividades estavam sendo desenvolvidas; outros tiveram o interesse despertado após as apresentações das peças teatrais. Foi uma forma diferente de trabalhar leitura aliada à resolução de problemas envolvendo lógica, interpretação e cálculo”, comemora a professora.

O livro é um romance infanto-juvenil, que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir na Bagdá do século XIII, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, as peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da Matemática. Além do contexto matemático, o livro aborda também temas como sabedoria e humildade.



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Texto: Gustavo Rosa
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