15/09/2010 22h06 - Atualizado em 21/01/2019 16h46

Alunos da Escola Francisco Alves Mendes simulam eleição com urna eletrônica

O dia das eleições se aproxima e os alunos da Escola Estadual Francisco Alves Mendes, que fica no bairro Cidade Continental, em Serra, já estão se preparando para a data. Na terça-feira (14), os alunos participaram de uma palestra sobre o processo de votação e a importância do voto consciente. O projeto “Eleição, um exercício de cidadania” está sendo desenvolvido desde julho.

Para a palestra, a escola recebeu a visita da chefe do Cartório da 53ª Zona do município da Serra, Cristiana Salviato Fontana, e os técnicos Jorge Solano Garcia de Moraes e Heytor da Silva Antunes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Eles levaram duas urnas eletrônicas e demonstraram o funcionamento aos alunos da 5ª a 8ª série e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Mara Paixão, a simulação do voto foi de grande importância para os alunos, principalmente aqueles que têm dificuldade com a tecnologia. Ela afirmou ainda que os alunos fizeram comentários, afirmando que  não eram mais os mesmos após a votação e que se sentiam mais cidadãos e comprometidos com o futuro do País.

Em relação às urnas eletrônicas usadas pelos alunos para a votação simulada, a professora ressaltou que a escola protocolou um pedido junto ao TRE e foi atendida.  “Acredito que esse momento dos alunos com a urna foi de grande valor para que saibam como votar no dia da eleição”.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha