Alunos da Fames se apresentam no Carnegie Hall em Nova York
O concerto, idealizado e dirigido por Bratke, faz uma homenagem às célebres apresentações que o compositor carioca Ernesto Nazareth realizava na sala de espera do Cine Odeon, no Rio de Janeiro, na década de 1910. Àquela época, o público frequentava o cinema muitas vezes só para ouvi-lo tocar – e não para assistir os filmes.
O grupo que acompanha o pianista é formado por alunos da Faculdade de Música do Espírito Santo, integrantes da Camerata Vale Música (Rodrigo de Oliveira Rodrigues – clarinete, Ariel da Silva Alves – flauta, Leonardo de Paula – percussão, Wagner de Jesus Nascimento – percussão e Lucas Anizio de Melo – violino). Trata-se de uma orquestra profissionalizante fundada por Bratke em 2006.
Desde sua criação, o grupo já realizou duas importantes turnês nacionais e uma turnê pelo Japão. Gravou um DVD e um CD pela Gravadora Biscoito Fino, sendo que este último será lançado durante a turnê 2010. Ainda neste ano, Marcelo Bratke e sua Camerata farão uma turnê internacional com concertos pela Europa e nesta viagem está inclusa a estréia no Carnegie Hall de Nova York, Estados Unidos, em novembro, a convite do Ministério das Relações Exteriores.
A turnê nacional 2010 Marcelo Bratke e Camerata já pôde ser vista em Itabira (MG), Belém e Parauapebas (PA), Aracaju (SE), São Luís (MA), Corumbá (MT), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP); e prossegue com apresentação no Rio de Janeiro (RJ), antes do embarque para os EUA.
Confira a programação:
|
Marcelo Bratke
Pianista brasileiro radicado em Londres, Bratke tem se apresentado nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como o Carnegie Hall, Festival de Salzburg, Queen Elizabeth Hall, Wigmore Hall, Konzerthaus de Berlim e Suntory Hall, em Tóquio.
Camerata Vale Música
Orquestra profissionalizante fundada por Marcelo Bratke em 2006 com patrocínio da Vale e integrada por jovens músicos da cidade de Vitória (ES), estudantes da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), selecionados através do programa de inclusão social da Fundação Vale.
Sob a direção de Bratke, tem construído uma trajetória marcante no país, pontuada por duas grandes turnês nacionais, um concerto na Praia de Copacabana ao lado da Sinfônica Brasileira e do maestro Kurt Masur para centenas de milhares de pessoas, além de gravações de DVD e CD.
Internacionalmente, a Camerata estreou com uma turnê pelo Japão, que incluiu concertos no Shirakawa Hall em Nagoya e Suntory Hall em Tóquio. Em 2010, Marcelo Bratke e sua Camerata foram escolhidos pelo Ministério das Relações Exteriores para representar o Brasil em uma campanha internacional de divulgação da obra de Villa-Lobos, com concertos na Europa e Estados Unidos, estreando no Carnegie Hall em Nova York.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação/Fames
Paula Norbim e Daniela Ramos
Tel. 3636-3611
paula.norbim@fames.es.gov.br
daniela.ramos@fames.es.gov.br