14/10/2010 12h50 - Atualizado em 21/01/2019 12h28

Alunos da Fames se apresentam no Carnegie Hall em Nova York

Alunos da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e o pianista e maestro Marcelo Bratke, inspirados pela obra do compositor carioca Ernesto Nazareth, realizam apresentações com o espetáculo musical “Nazareth – Brasileirinho”. A turnê, iniciada em 2009 e que já passou por dez cidades brasileiras, fará uma apresentação na sala de espetáculos mais famosa dos Estados Unidos, o Carnegie Hall em Nova York, no dia 4 de novembro.

O concerto, idealizado e dirigido por Bratke, faz uma homenagem às célebres apresentações que o compositor carioca Ernesto Nazareth realizava na sala de espera do Cine Odeon, no Rio de Janeiro, na década de 1910. Àquela época, o público frequentava o cinema muitas vezes só para ouvi-lo tocar – e não para assistir os filmes.

O grupo que acompanha o pianista é formado por alunos da Faculdade de Música do Espírito Santo, integrantes da Camerata Vale Música (Rodrigo de Oliveira Rodrigues – clarinete, Ariel da Silva Alves – flauta, Leonardo de Paula – percussão, Wagner de Jesus Nascimento – percussão e Lucas Anizio de Melo – violino). Trata-se de uma orquestra profissionalizante fundada por Bratke em 2006.

Desde sua criação, o grupo já realizou duas importantes turnês nacionais e uma turnê pelo Japão. Gravou um DVD e um CD pela Gravadora Biscoito Fino, sendo que este último será lançado durante a turnê 2010. Ainda neste ano, Marcelo Bratke e sua Camerata farão uma turnê internacional com concertos pela Europa e nesta viagem está inclusa a estréia no Carnegie Hall de Nova York, Estados Unidos, em novembro, a convite do Ministério das Relações Exteriores.

A turnê nacional 2010 Marcelo Bratke e Camerata já pôde ser vista em Itabira (MG), Belém e Parauapebas (PA), Aracaju (SE), São Luís (MA), Corumbá (MT), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP); e prossegue com apresentação no  Rio de Janeiro (RJ), antes do embarque para os EUA.

Confira a programação:

Rio de Janeiro (RJ)

Espaço Tom Jobim

20 de Outubro

Nova York (EUA)

Carnegie Hall

04 de Novembro


 

 

 

Marcelo Bratke

Pianista brasileiro radicado em Londres, Bratke tem se apresentado nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo como o Carnegie Hall, Festival de Salzburg, Queen Elizabeth Hall, Wigmore Hall, Konzerthaus de Berlim e Suntory Hall, em Tóquio.

Camerata Vale Música

Orquestra profissionalizante fundada por Marcelo Bratke em 2006 com patrocínio da Vale e integrada por jovens músicos da cidade de Vitória (ES), estudantes da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), selecionados através do programa de inclusão social da Fundação Vale.

Sob a direção de Bratke, tem construído uma trajetória marcante no país, pontuada por duas grandes turnês nacionais, um concerto na Praia de Copacabana ao lado da Sinfônica Brasileira e do maestro Kurt Masur para centenas de milhares de pessoas, além de gravações de DVD e CD.

Internacionalmente, a Camerata estreou com uma turnê pelo Japão, que incluiu concertos no Shirakawa Hall em Nagoya e Suntory Hall em Tóquio.  Em 2010, Marcelo Bratke e sua Camerata foram escolhidos pelo Ministério das Relações Exteriores para representar o Brasil em uma campanha internacional de divulgação da obra de Villa-Lobos, com concertos na Europa e Estados Unidos, estreando no Carnegie Hall em Nova York. 

 

 



Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação/Fames
Paula Norbim e Daniela Ramos
Tel. 3636-3611
paula.norbim@fames.es.gov.br
daniela.ramos@fames.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard