Alunos da General Tibúrcio programam seminário sobre formação do povo brasileiro
Os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual General Tibúrcio, localizada em Cariacica, terão um dia para homenagear todas as etnias que contribuíram para a formação do povo brasileiro. O evento será na escola, na próxima terça-feira (31). Além de um seminário, haverá barraquinhas com comidas típicas, apresentação de danças, entre outras atividades: tudo para explicar um pouco sobre como cada povo contribuiu para a formação da sociedade brasileira.
O assunto está sendo tratado desde abril e os estudantes estão realizando diversas pesquisas para dar explicações sobre cada etnia. E eles se surpreenderam com muitas coisas que descobriram, segundo a professora Ângela Maria de Lima Mascarelo. “Os alunos ficaram sabendo de coisas que nem imaginavam. Um exemplo é a pipoca, que é herança dos índios. Eles estão gostando de aprender que as receitas de algumas comidas vieram de tempos muito antigos”, afirma.
Outro assunto abordado pelo projeto “Formação do Povo Brasileiro” é o que tange aos direitos universais da humanidade. A professora ensinou sobre cidadania e os direitos e deveres dos alunos como cidadão.
Até o final do ano, quando será encerrado o projeto, os estudantes vão ter a oportunidade de exercer a cidadania e tirar suas carteiras de identidade. Também será confeccionado um livro com poemas sobre o lugar em que vivem, resgatando a identidade de cada criança.
Dia do Estudante
Para comemorar o Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, a Escola General Tibúrcio realizou uma gincana com muita diversão, brincadeiras e um jogo de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais. “Os alunos gostaram muito e essa atividade não acontecia há muitos anos na escola”, disse a professora Ângela.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / ltcardoso@sedu.es.gov.br
Texto: Lígia Tosta Cardoso