Alunos da Penitenciária de Segurança Média II encerram mais uma etapa do programa educacional
Os alunos da Penitenciária de Segurança Média II (PSME II), em Viana, encerraram nesta terça-feira (17) mais um segmento do programa educacional da unidade. O projeto “Formas, Ruas e Vidas”, criado pela professora Daniele Stein, teve como objetivo trabalhar a interdisciplinaridade e incentivar a participação dos internos no processo de aprendizagem.
Com aulas dinâmicas, integrando prática e teoria, os resultados foram surpreendentes, avalia Daniele. “Trabalhando de forma diferente, pudemos perceber que os alunos passaram a ver nas atividades um incentivo a mais para serem assíduos e comprometidos. Conseguiram relacionar diretamente o que era aprendido em sala de aula com a vida lá fora”, lembra.
“A aplicabilidade do estudo no cotidiano é o grande objetivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, enfatiza a pedagoga Márcia Souza, uma das responsáveis pelo acompanhamento do projeto. Também estiveram presentes na cerimônia de encerramento das aulas o diretor da unidade prisional, José Antônio de Souza Gomes, e o diretor adjunto João Carlos Kritler.
Para a coordenadora do Núcleo Educacional da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento, o projeto utiliza a educação como ferramenta de ressocialização. “É preciso ter sempre em mente que o ensino deve ser estabelecido com foco nas reais necessidades do aluno. Esse trabalho destaca a competência e o comprometimento dos professores com a responsabilidade social”, elogia.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sejus
(27) 3636-5732
Rafael Porto
(27) 9955-5426
rafael.porto@sejus.es.gov.br
Rhuana Ribeiro Albuquerque
(27) 9933-8195
rhuana.albuquerque@sejus.es.gov.br