20/10/2010 22h50 - Atualizado em 21/01/2019 11h51

Alunos da Presidente Getúlio Vargas realizam simulado para a prova do Paebes

A menos de uma semana para a aplicação da prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), os alunos da Escola Presidente Getúlio Vargas, em Cachoeiro de Itapemirim, realizaram na terça-feira (19) um simulado do Paebes para testar os conhecimentos adquiridos.

Participaram do simulado as turmas do 1º e 3º ano do Ensino Médio dos três turnos. “Foram 400 alunos do 1º ano e 290 do 3º ano do Ensino Médio participando do simulado”, contou a diretora Marta Ignês Magnago.

De acordo com a diretora, as provas seguiram os mesmos moldes que a do Paebes: elaborada com 20 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática e com duração de duas horas. Foram priorizadas questões relacionadas à leitura de textos de diferentes gêneros (informativo, literário, gráfico, charges) e ao raciocínio lógico.

Prova

Todas as escolas da rede estadual farão, no final de outubro, a prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). O Paebes Alfa, que avalia as turmas iniciais de alfabetização (1º, 2º e 3º ano), será aplicado nos dias 25 e 26 de outubro, e o Paebes será no dia 27 de outubro, avaliando alunos da 4ª série / 5º ano à 8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio.

Além das escolas da rede estadual, a avaliação será feita em 75 redes municipais e 26 escolas particulares. No Paebes, os alunos fazem provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática, além de Ciências para os alunos do Ensino Médio. Já no Paebes Alfa, a avaliação é composta de 24 questões de leitura e escrita. Todos os estudantes respondem ainda a um questionário sobre os hábitos de estudo e características socioculturais.

O programa

O Paebes foi instituído pela Sedu em 2004, com o objetivo de avaliar o sistema de ensino de modo permanente e contínuo. Também visa a diagnosticar o desempenho dos alunos em diferentes níveis de escolaridade e áreas do conhecimento, além de subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais.

Os resultados das avaliações são repassados às escolas para que suas equipes revejam projetos pedagógicos e possam definir mais claramente metas de aprendizagem e objetivos do ensino. Os professores e diretores também participam, respondendo a questionários que informam sobre perfil, prática docente e mecanismos de gestão.

 



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Texto: Andressa Rocon

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