29/09/2010 19h36 - Atualizado em 21/01/2019 16h00

Alunos da rede esperam ansiosos resultados da Olimpíada de Português

Os alunos da Rede Estadual estão na expectativa, esperando pela divulgação dos selecionados para a etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) ‘Escrevendo o Futuro’. A comissão municipal julgadora já selecionou os textos e até o dia 22 de outubro serão divulgados os resultados dos alunos e professores que irão à etapa estadual.

Os alunos começaram a se empenhar para a olimpíada, que tem o tema “O Lugar onde vivo”, desde o início do ano, quando as escolas receberam os kits da Olimpíada, composto por cadernos do professor, coletânea de textos e CD-ROM.

Após a realização de oficinas textuais, a comissão de cada escola escolheu um texto de cada gênero. Os gêneros são: Poema - para os alunos de 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental; Memórias - para 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental; Crônicas - para a 8ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; e Artigo de Opinião - para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Os textos foram encaminhados para a comissão municipal, que poderia escolher até quinze textos a serem encaminhados à comissão estadual. Os alunos, agora, esperam ansiosos o resultado desta etapa.

A professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, Aline Haese, também está com a mesma expectativa para saber o resultado da aluna do 1º ano do Ensino Médio, Karoline Macedo, que foi selecionada na categoria Crônica. “Eu estou muito satisfeita com o resultado. Nós desenvolvemos as oficinas dentro de sala e os alunos gostaram muito. O material que veio para a escola estava muito rico de informação. Eu espero que ela passe para as próximas. Estamos torcendo por isso”.

Karoline está confiante de que vai passar para a próxima fase. “Eu estou muito feliz. A preparação foi muito legal. A professora passou várias crônicas e deu várias dicas. Estou muito ansiosa e acredito que eu vou passar à próxima fase”.

Este ano, todas as escolas da rede estadual de ensino estão participando da ação. Em 2008, aproximadamente 875 professores se inscreveram. Já em 2010, mais de 2,6 mil.

A coordenadora da Olimpíada na Sedu, Sandra Bonatto, lembra que o mais importante é o que a Olimpíada de Língua Portuguesa é uma formação continuada para professores e alunos em Língua Portuguesa. “Além de despertar o aluno para a escrita, desperta o interesse pela leitura e pela pesquisa. O material da OLP é muito rico e está em consonância com o novo currículo do Estado”.

Depois da etapa estadual, os alunos seguem para a regional. Nessa fase, que começa no dia 01 de novembro e é realizada em diferentes capitais do Brasil, os alunos terão oficinas para aprimorarem seus textos. Serão selecionados para a etapa nacional 38 textos de cada categoria. Os 152 alunos, acompanhados por seus respectivos professores, vão a Brasília para a grande final.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / ltcardoso@sedu.es.gov.br