02/09/2010 21h34 - Atualizado em 21/01/2019 17h04

Alunos da rede estadual assistem ao espetáculo ‘A Curva de Einstein’

Na manhã desta quinta-feira (02), os alunos da rede estadual se encantaram com o espetáculo “A Curva de Einstein”, realizado no Theatro Carlos Gomes, em Vitória. A peça faz parte da programação especial da Exposição Internacional Einstein, que está em cartaz no Palácio Anchieta até o dia 03 de outubro. Serão quatro apresentações durante o dia e outras quatro na sexta (03).

Os alunos assistiram à apresentação, realizada pelo Grupo Prana, de São Paulo, que tem como personagem central o cientista e físico Albert Einstein. Durante as cenas, o grupo retira de uma caixa diversos objetos que fizeram parte da vida do cientista, como cachimbo, violino, bicicleta e a velha lousa cheia de fórmulas.

O professor de Física, Agnaldo Afonso Ferreira, ressaltou a importância dos alunos assistirem à peça. “Nosso objetivo é tentar aproximar o máximo possível a teoria e a prática”, disse. Para o aluno Pedro Henrique Malta, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Renato Pacheco, em Vitória, a peça, além de surpreender, teve o papel de educar. Já a aluna Vanderléia Rodrigues, do 1º ano do Ensino Médio, disse que achou a peça muito interessante, ajudando a compreender a vida de Einstein.

Um dos integrantes do grupo Prana, Simone Ohl, destacou como é realizar a peça para os estudantes. “É muito estimulante. Notamos a atenção deles durante a apresentação e percebemos que eles estão envolvidos. Isso para nós não tem preço. É realmente divino”.

Após o espetáculo, os alunos interagiram com o grupo de teatro, durante um debate sobre a vida de Einstein. Foram destacadas diversas curiosidades sobre o cientista. “Uma delas era que Einstein foi um questionador em sala de aula, por isso, alguns professores não gostavam dele”, disse Simone. Einstein também adorava tocar violino e andar de bicicleta. “Isso ampliava sua mente e sua imaginação”.

O grupo Prana ainda explicou alguns conceitos da teoria de Einstein como o Espaço e Tempo Curvo e a construção da bomba atômica. Os alunos descobriram também que as “luzes flutuantes” utilizadas durante a peça, eram feitas com papel, causando o efeito da luzes.

Grupo Prana

O grupo de teatro Prana teve sua estreia em 2005, a partir do espetáculo itinerante Sermão aos Pássaros. O grupo nasceu da antiga Cia. Andarilhos (1997-2005) com a proposta de trabalhar especificamente a técnica de manipulação de bonecos e objetos, que já vinha sendo utilizada em diversos trabalhos. O Prana vem desenvolvendo uma linguagem própria, inclusive, na confecção de seus próprios bonecos e espaços cênicos.

Serviço
Espetáculo “A Curva de Einstein”
Dias: Quinta (02) e sexta-feira (03)
Horários: 9h30, 11 horas, 14 horas, 15h30
Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/
arocon@sedu.es.gov.br
Texto: Andressa Rocon
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard