Alunos da rede estadual se emocionam com apresentação do Quarteto de Brasília
Cerca de 300 alunos tiveram a oportunidade de, por meio do projeto Cultura na Escola, da Secretária de Estado da Educação (Sedu), assistir ao Quarteto de Cordas de Brasília, no Teatro do Sesi, em Vitória, nesta quinta-feira (15). Os estudantes estavam animados com o espetáculo e alguns deles viajaram quase 350 quilômetros para assistir à apresentação.
Os músicos iniciaram a apresentação com um bate-papo com os alunos e antes de cada música davam informações sobre os autores e sobre os instrumentos. Os alunos responderam a todas as perguntas dos músicos.
As músicas do programa eram de compositores brasileiros e muitas conhecidas dos alunos. Os alunos entraram no clima da música e para alguns os instrumentos eram novidade. “Eu nunca tinha visto um violoncelo ou um violino pessoalmente. Eu achei muito diferente o som e agora quero aprender a tocar”, afirma o aluno de 10 anos Sérgio Henrique Lopes de Oliveira.
Outros alunos se emocionaram com o som do grupo. “Eu achei a música muito agradável. Eles tocam com tanta paixão que nos deixa emocionados”, diz o aluno Marcelo Demuner, da Escola Narceu de Paiva Filho, em Ibiraçu.
Para a professora Maria Aparecida Francisco, da Escola Estadual Christiano Dias Lopes, de Mantenópolis, a ida ao teatro já era uma conquista para os alunos. “Essas ações fazem a diferença no dia a dia do aluno, porque eles não têm acesso a esse tipo de evento. Isso muda, quando eles voltam estão com uma perspectiva maior e muitas vezes esse é o único contato que eles vão ter com esse tipo de música”.
Os músicos também estavam felizes em proporcionar esse momento único na vida de muitos alunos. “Nós, do Quarteto, ficamos muito felizes com a iniciativa e isso vai ficar marcado na vida deles para sempre e para nós isso é muito gratificante”, diz o músico Guerra Vicente.
Os estudantes são das escolas Fioravante Caliman, de Venda Nova do Imigrante; Christiano Dias Lopes, de Mantenópolis; Newtro Ferreira de Almeida, de Cachoeiro de Itapemirim; Narceu de Paiva Filho, de Ibiraçu; Aristóbulo Barbosa Leão, da Serra; e Arnulpho Mattos, de Vitória.
A atividade faz parte do projeto Sonora Brasil, desenvolvido pelo Sesc, que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Também nesta quinta (15), às 20 horas, o Quarteto de Brasília se apresentou para a população em geral.
Quarteto de Brasília
Criado em 1986, o grupo é considerado um dos mais importantes do Brasil nesta formação e tem como característica a ênfase no repertório de compositores brasileiros. Em sua trajetória de quase 25 anos já se apresentou em vários estados e em países das Américas, Europa e Ásia.
Seus quatro integrantes participam ativamente do movimento musical de Brasília, tanto como músicos quanto como professores dos principais centros de formação musical, e todos, em maior ou menor grau, conviveram profissionalmente com Santoro e Guerra-Peixe, o que os tornam parte desta história.
Cultura na Escola
As atividades do projeto Cultura na Escola tiveram início em 2008. Integrar diferentes culturas e levá-las ao conhecimento dos alunos da rede pública estadual é a meta desta iniciativa. No ano passado, os estudantes tiveram a oportunidade de conferir peças teatrais e apresentações musicais.
E não foram somente os alunos os privilegiados. Os professores também participaram de quatro oficinas de teatro desenvolvidas por profissionais da área.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br / ltcardoso@sedu.es.gov.br
Texto: Karolina Gazoni e Lígia Tosta Cardoso