26/08/2010 22h12 - Atualizado em 22/01/2019 14h05

Alunos da rede estadual se encantam com quinteto de sopros da Paraíba

Trompa, oboé, clarinete, flauta e fagote. Esses cinco instrumentos despertaram a curiosidade e prenderam a atenção de alunos de seis escolas da rede estadual na tarde desta quinta-feira (26). Eles participaram de um concerto exclusivo do Quinteto Latino-Americano de Sopros da Paraíba, no teatro do Sesi, de Jardim da Penha, em Vitória. A ação é realizada por meio do Projeto Cultura na Escola, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), e faz parte da programação cultural do projeto Sonora Brasil.

O quinteto realizou um concerto didático. Além da apresentação, os componentes do grupo explicaram aos alunos, conceitos de música, tiraram dúvidas e sanaram as curiosidades dos alunos sobre os instrumentos. Os músicos realizaram ainda demonstrações individuais de cada instrumento, além de duetos e trios. As peças apresentadas foram compostas por Guerra Peixe e Cláudio Santoro, compositores do movimento Música Viva, de música contemporânea no século XX.

O professor Cisneiro Andrade, trompista do quinteto destacou a importância da experiência, tanto para os músicos, quanto para os estudantes. “Esta é a nossa segunda experiência de concerto didático. É algo importante por que em geral são instrumentos que os estudantes não têm muito contato. Trazer os alunos aqui é uma grande iniciativa de vocês, já que favorece o despertar do gosto pela música instrumental. O aluno pode ver na música uma esperança e até um meio de vida”, disse o professor.

Os alunos que assistiram à apresentação concordaram com o professor Cisneiro. “A apresentação foi muito legal. Eu tinha muita curiosidade sobre a flauta e eles responderam muito bem. É um incentivo para quem quer ser músico”, disse Gleidson Broedel, estudante do Ensino Médio da Escola Emílio Oscar Hulle, de Marechal Floriano. A aluna Daniele Correa, da Escola Dr. Afonso Schwab, destacou a importância da oportunidade. “O pessoal do quinteto foi muito simpático, gostei das explicações. É uma oportunidade excelente”.

Os músicos

O Quinteto Latino-Americano de Sopros da Paraíba foi fundado em março de 1978 e é integrado por professores da Universidade Federal da Paraíba. Participam do quinteto Carlos Rieiro (clarinete), Cisneiro Andrade (trompa), Renan Rezende (flauta), Heleno Feitosa (fagote) e João Johnson (oboé).

Música Viva

O movimento Música Viva foi liderado pelo músico, compositor e professor alemão Hans Joachim Koellreuter, que trouxe a chamada música dodecafônica (com doze sons) ao Brasil. Nos anos 40, ficou conhecido pelas novas técnicas no ensino de música. Suas aulas e conferências eram polêmicas, reunindo jovens interessados em mudanças na música da época. O movimento propunha cultivar a música contemporânea de todas as tendências, considerada como a expressão da época; promover uma educação musical ampla, revendo conceitos e posições doutrinárias; e lutar pela liberdade e pela criação de formas novas na música brasileira. Os integrantes do Música Viva se apresentaram em diversos concertos pelo Brasil.

Cultura na Escola

O projeto Cultura na Escola visa a estimular práticas culturais e educacionais nas unidades estaduais de ensino, em parceria com museus, galerias de arte e espaços culturais, possibilitando a construção de um conhecimento reflexivo e sensível por meio da música. A intenção é trabalhar com um currículo vivo, dinâmico e diversificado, possibilitando ao aluno executar atividades educativas diferenciadas daquelas vividas no cotidiano escolar.

Escolas contempladas nesta apresentação:

Escola Estadual Zumbi dos Palmares – Serra
Escola Estadual Irmã Maria Horta – Vitória
Escola Estadual Dr. Afonso Schwab – Cariacica
Escola Estadual Emilio Oscar Hulle – Marechal Floriano
Escola Estadual José Leão Nunes – Cariacica
Escola Estadual Ventino da Costa Brandão – Cariacica



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard