12/08/2010 22h48 - Atualizado em 22/01/2019 14h51

Alunos da rede estadual vão ao teatro para assistir 'O mágico de Nós'

A tarde desta quinta-feira (12) foi de diversão e cultura para alunos de três escolas da rede estadual. Os estudantes de Ensino Fundamental e Médio das escolas Aflordízio Carvalho, de Vitória, Agenor Roris, de Vila Velha, e Átila de Almeida, de Cachoeiro de Itapemirim, foram ao Teatro Galpão, em Vitória, assistir ao espetáculo “O Mágico de Nós”, numa ação dos projetos Cultura na Escola e Palco Giratório, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Antes mesmo do início da apresentação, o clima já era de expectativa entre os estudantes. Um exemplo foi a aluna do 1º ano do Ensino Médio da Agenor Roriz, Alexeandra Santana, que participa de apresentações de teatro na escola. “Acho legal assistir a peça, pois gosto de observar os atores e ver o que eles fazem. É uma forma de aprender também. Além do mais, vindo ao teatro, dá pra sentir melhor a emoção do espetáculo”, comentou a estudante.

Quem também gostou da ideia de ir ao teatro foi a estudante Ediane Tais, da Aflordizio Carvalho. “Acho muito legal vir ao teatro. Sempre que posso venho não só para assistir, mas também para atuar”, contou a estudante.

O Mágico de Nós

É uma adaptação livre do clássico O Mágico de Oz, com trilha sonora especialmente composta para o espetáculo. Na peça, os personagens são trazidos para os dias de hoje e transformados em crianças carentes.

“Achei a peça interessante, pois conta a história de quatro personagens, cada um com a sua necessidade, que se juntam em torno do seu objetivo. Mostra que se quisermos podemos ir longe e que a nossa casa é o melhor lugar do mundo”, comentou a aluna do Átila de Almeida, Tatiana Menegussi, do 2º ano do Ensino Médio.

Já estudante do 1º ano Caroline de Lucca ressaltou a importância da abordagem de temas atuais. “O mais legal é que a peça fala de algo que vivemos no nosso cotidiano com bastante bom humor. Além disso, os atores interpretam muito bem”, destacou.

Nesta sexta feira (13) mais três escolas da rede vão ao Teatro Galpão para assistir à peça Zero. A apresentação começa às 15 horas. 

O projeto Palco Giratório foi criado pelo Departamento Nacional do Sesc, em 1998, com o intuito de difundir e descentralizar as artes cênicas no Brasil. Por meio do projeto, a população pode ter acesso às produções teatrais de qualidade com uma programação múltipla. Diversos espetáculos circulam pelas capitais e cidades do interior do Brasil.

As atividades do projeto Cultura na Escola tiveram início em 2008 e visam a estimular práticas culturais e educacionais nas unidades de ensino estaduais, possibilitando a construção de um conhecimento reflexivo e sensível por meio da cultura.

Serviço:
13/08 – Zero
Escola São Gabriel da Palha – São Gabriel da Palha
Escola Aristeu Aguiar – Alegre
Escola Almirante Barroso – Vitória
Local: Teatro Galpão (Avenida Nossa Senhora da Penha, 2.490, Santa Luiza, Vitória)
Horário: 15 horas



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard