08/10/2010 19h00 - Atualizado em 21/01/2019 12h41

Alunos da rede estadual vão representar o Estado no Programa Parlamento Jovem

Os alunos Ari Carneiro Moraes Júnior, da Escola Estadual Renato Pacheco, em Vitória, e Eduardo Mariano Costa, da Escola Estadual Professora Ana Portela Sá, de Vila Pavão, vão representar o Estado no programa Parlamento Jovem, da Câmara dos Deputados. O Parlamento Jovem Brasileiro será realizado entre 22 e 26 de novembro, em Brasília

Esta é a 7º edição do programa, que apresenta neste ano o tema “O Jovem e o Mercado de Trabalho”. O programa permite que estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país conheçam e vivenciem a rotina dos trabalhos legislativos na câmara, despertando uma reflexão sobre a representação política.

A ideia do programa é oferecer aos jovens, pela vivência na sessão parlamentar, esclarecimentos sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. Os deputados cedem os lugares para os jovens estudantes, que apresentam propostas e expõem as ideias. Participaram da seleção alunos entre 16 e 22 anos, matriculados e frequentando regularmente o 3º ano do Ensino Médio.

O estudante Eduardo Mariano Costa contou sobre a sua expectativa para a participação no programa. “Gosto muito de discutir questões relacionadas à política e vou me preparar para representar bem o nosso Estado e ter uma boa participação. Espero que os deputados aproveitem alguns dos nossos projetos”, afirmou.

O estudante Ari Carneiro Moraes Júnior também acha muito importante a participação do jovem na política. “Esse projeto ajuda na construção e no desenvolvimento do aluno como cidadão”, comentou.

Parlamento Jovem Brasileiro

O programa é realizado anualmente desde 2004, sempre no segundo semestre com representantes, deputados jovens, de todo o país. Os estudantes são pré-selecionados pelas secretarias de Educação dos Estados por meio da representação de um projeto de lei. Após a pré-seleção, o Conselho Nacional dos secretários da Educação (Consed) encaminha os projetos à câmara dos deputados onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa, escolhe os projetos participantes.

Durante o período da legislatura prevista para os estudantes, que tem duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o cotidiano dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br