Alunos da rede estadual vencem Concurso Cultural Jorge Amado
Mostrando criatividade e paixão pela literatura, os alunos das escolas estaduais deram um show no Concurso Cultural Jorge Amado, conquistando o primeiro lugar em todas as categorias: Imagem, Texto e Audiovisual. As unidades de ensino da rede estadual também ganharam duas menções honrosas. A premiação foi realizada nesta quinta-feira (02), no Shopping Norte Sul, em Vitória.
Durante o evento, a ansiedade e a emoção tomaram conta dos alunos, que tiveram que apresentar seus trabalhos para jurados, especialistas nas áreas concorrentes. Além dos três primeiros lugares, os alunos das escolas estaduais conquistaram dois segundos e três terceiros lugares.
Os primeiros a se apresentarem foram os concorrentes na categoria Imagem, em que os alunos tiveram que criar desenhos baseados nas obras de Jorge Amado. Os jurados usaram critérios como tema, técnica usada e composição. O 1º lugar ficou com o estudante Anderson Fraga, da Escola Estadual Presidente Getúlio Vargas, de Cachoeiro de Itapemirim. “Estou muito feliz e agradeço a todos pelo apoio”, disse o jovem, que criou o desenho “A volta de Tieta”.
Anderson Fraga. |
Na categoria Texto, os jurados avaliaram coerência e coesão, originalidade, linguagem e principalmente elementos que mostravam que os alunos de fato haviam lido as obras de Jorge Amado na íntegra. O aluno Josué Silveira Souza, da Escola Estadual Washington Pinheiros Meirelles, de Itapemirim, garantiu o 1º lugar com o texto “Camarada Pedro”. “Desde os seis anos eu já leio. Tenho paixão pela leitura e pela escrita e sempre sonhei em ser escritor. Vencer este concurso é uma sensação indescritível”, comemorou Josué.
Já na categoria Audiovisual foi levada em conta, principalmente, a criatividade dos alunos. E o primeiro lugar ficou com um grupo formado por alunos da Escola Estadual Professora Filomena Quitiba, localizada em Piúma. Os vencedores, emocionados, comemoravam muito a vitória. Eles contaram que passaram por várias dificuldades para fazer o vídeo, mas superaram e agora é só festejar o resultado.
Os primeiros colocados de cada categoria foram premiados com R$1.400,00 e mais 10 livros de Jorge Amado. Já o segundo lugar levou os livros e R$ 600,00. O terceiro colocado ganhou uma assinatura da revista Piauí, por um ano e um kit Jorge Amado. Os professores orientadores dos primeiros lugares também ganharam kits de Jorge Amado.
O Concurso Cultural Jorge Amado é organizado pela editora Companhia das Letras, em parceria com o Ministério da Cultura. A produtora do concurso, Janine Durand, ressaltou o apoio da Sedu. “A Secretaria teve uma atuação muito forte, aderiu e entendeu a importância do projeto. O Espírito Santo teve uma participação muito grande, com 83 projetos”, lembrou. Janine destacou ainda que, inicialmente, o concurso não seria realizado no Espírito Santo. “Mas isso mudou graças ao interesse dos alunos e professores capixabas”, completou.
Os alunos de Piúma comemoraram muito a vitoria. |
A subsecretária de Educação Básica da Sedu, Adriana Sperandio, comemorou com os alunos e parabenizou a iniciativa. “Todos já são vitoriosos, pois o mais importante foi a valorização da leitura. É muito emocionante ver os alunos instigados a mostrar o que produziram”, frisou.
O Concurso Cultural Jorge Amado acontece também na Bahia, Paraná e no Distrito Federal e conta com a participação de alunos de 8º e 9º anos (7ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio.
Confira a classificação dos alunos da rede estadual:
Categoria Imagem:
- 1º lugar – “A volta da Tieta”, de Anderson da S. Fraga – Escola Presidente Getúlio Vargas, em Cachoeiro do Itapemirim;
- 2º lugar – “A volta da conterrânea”, de Maria Aparecida Simões – Escola Guarapari;
- 3º lugar – “Cacau, mar morto”, de Geciane Santos Gonçalves – Escola Professora Filomena Quitiba, em Piúma;
- 4º lugar – “Visão amadiana”, de Wagner V. Santos do Rosário – Escola Américo Silvares, em São Mateus;
- 5º lugar – “Mar morto em azul”, de Ludmila Gomes Simões – Escola Guarapari.
Categoria Texto
1º lugar – “Camarada Pedro”, de Josué Silveira Souza – Escola Washington Pinheiros Meirelles, em Itapemirim;
- 3º lugar – “O almirante da areia”, de João Carlos Ker Franco – Escola Guarapari;
- 5º lugar – “O mundo de Jorge Amado”, de Francieli Trentini de Araújo – Escola Alfredo Lemos, em Itaguaçu.
Categoria Audiovisual
- 1º lugar – “Cacau, mar morto”, de Argerson Gomes Bouguignon, Angélica Ferreira Gortara, Luana Marinho dos Santos, Lucas Duarte Caldas da Silva, Pâmela Santos Pereira, Tuane da Silva Ribeiro e Vanessa Peterson de Oliveira – Escola Professora Filomena Quitiba, em Piúma;
- 2º lugar – “Jorge Amado”, de Fernanda Antonia, Misma Martins e Eliza Martins – Escola Fernando Duarte Rabelo, em Vitória;
- 3º lugar – “História de amor impossível entre o velho Gato Malhado e a jovem Andorinha Sinhá”, de Geilson Lucas Sabino, Ludmilla Silva de Oliveira e Igor Crevelário de Oliveira – Escola Professor Francisco Coelho Ávila Júnior, em Cachoeiro de Itapemirim.
Menção Honrosa - Imagem
- “Caminho literário”, de Hernane Gomes dos Santos – Escola Clóvis Borges Miguel, na Serra;
- Ao professor Edson Batista do Sacramento pela orientação do trabalho “A imagem” – Escola Benício Gonçalves, em Vila Velha.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br
Texto: Karolina Gazoni
Acompanhe no Twitter: @Incaper