Alunos da rede estadual visitam a Mostra ES Mais Profissional
Começou nesta segunda-feira (22), no Pavilhão de Carapina, na Serra, a “Mostra ES Mais Profissional: Mostra Interativa de Educação Profissional do Espírito Santo”, que visa a orientar os jovens na escolha da profissão. O evento, aberto sempre das 09 às 20 horas, segue até sábado (27) e já recebeu a visita de diversos alunos da rede estadual. A mostra conta com atividades voltadas à orientação profissional de jovens, despertando o interesse pela Educação Profissional. A expectativa é que aproximadamente 22 mil alunos de 176 escolas da rede estadual de ensino circulem pelo local. A entrada é gratuita.
A mostra interativa está levando aos jovens a oportunidade de conhecerem 21 profissões. A programação do evento conta com atividades variadas e dinâmicas, como Túnel e Pirâmide das Profissões; Espaços Interativo, Cultural e das Profissões. Também há exposição de equipamentos de alta tecnologia utilizados nas diversas profissões da indústria.
Segundo a subsecretária Adriana Sperandio, a ação está afinada com o esforço do Governo do Estado em dar destaque à Educação Profissional, já que, desde 2005 até hoje, foram ofertadas 47 mil vagas em cursos técnicos. “A Mostra ES Mais Profissional dá sugestões aos jovens para a construção de um projeto de vida. É uma oportunidade para os alunos observarem como o Espírito Santo está crescendo. Essas atividades estão relacionadas diretamente a disciplina de Juventude, Educação e Trabalho (Jet)”, explica.
Para os alunos da rede, a mostra pode auxiliar na escolha de uma futura profissão. “Estou adorando estar aqui. A feira disponibiliza várias opções de carreira e nem sabia que existiam tantas. Depois de estar um pouco indecisa, já deu para definir o que quero”, relata a aluna Paula Rodrigues, da Escola Estadual Gomes Cardim, de Vitória. Ela pretende seguir a área da Enfermagem.
“Eu já sei o que quero: ser médico. A feira tá bem bacana, pois ajuda quem está indeciso a se decidir, disponibilizando orientação e oferecendo um leque de oportunidades do que podemos fazer no futuro”, conta o aluno Darley José de Oliveira, da Escola Estadual Irmã Maria Horta, também de Vitória.
A aluna Julia Edivani Medeiros, da Escola Estadual Arnulpho Mattos, que também fica na Capital, faz o curso técnico em Administração. “É muito importante um evento como esse. No Ensino Médio, ficamos na dúvida do que queremos e muitos podem fazer uma escolha que venha a se arrepender depois. A feira está sendo realizada para isso, para nos orientar a trilhar um caminho de sucesso.”
De acordo com a professora Márcia Ming, os adolescentes estão mais responsáveis quando o assunto é escolha profissional. “Hoje existe uma demanda muito grande junto às escolas que disponibilizam cursos técnicos. Nosso foco principal é colocá-los no mercado de trabalho e a feira vem reforçar a importância do Ensino Profissional.”
Concurso de Redação e Fotografia
A Mostra Interativa de Educação Profissional do Espírito Santo vai contar com um concurso de redação e fotografia para alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio e os vencedores serão anunciados na sexta (26), durante o evento. O Concurso de Redação é voltado para os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Já o concurso de Fotografia é destinado a alunos do Ensino Médio. No endereço eletrônico do ES Mais Profissional (www.esmaisprofissional.org.br), é possível encontrar os regulamentos dos concursos.
Informações Adicionais:
Gerência de Ensino Profissional
Tel.: 27 3636-7872
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br
Texto: Gustavo Rosa