Alunos da rede representam o Espírito Santo no programa Jovens Embaixadores
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou a lista dos selecionados para participar do intercâmbio cultural Jovens Embaixadores 2011. Duas das 35 vagas disponíveis foram conquistadas por alunos da rede: João Guilherme Salve, da Escola Estadual Emilio Nemer, em Castelo, e Samantha Machado Rezende, da Escola Estadual Pedro de Alcântara Galvêas, em Dores do Rio Preto.
Mais de seis mil estudantes do Ensino Médio de todos os estados brasileiros participaram do processo de seleção, que envolveu 64 instituições parceiras da Embaixada dos Estados Unidos espalhadas por todo o território nacional. Desde a criação do programa, em 2003, ao todo, 212 jovens brasileiros já foram beneficiados.
Para João Guilherme, o intercâmbio será fundamental para o sonho de se tornar diplomata. “É uma emoção muito grande. O apoio da escola, familiares e amigos foi muito importante. Vou tentar absorver o máximo possível de conhecimento. Quando saiu o resultado, quase não acreditei. Nos reunimos para acompanhar o anúncio, que foi feito pela internet, e, após o resultado, toda a escola e minha família comemoraram”, destaca.
Segundo Samantha, a experiência de conhecer outro país será inesquecível. “A ficha ainda não caiu. Fiquei extremamente feliz com o resultado. Estou me preparando muito para a viagem. Quero aprender bastante com eles e levar um pouco da cultura do nosso Estado. Moro longe da capital e oportunidade como essa é difícil”, disse à aluna, que quer seguir a área de Engenharia do Petróleo.
João Guilherme e Samantha, junto com mais 33 jovens de todo Brasil, ficarão nos Estados Unidos por três semanas, de 08 a 27 de janeiro de 2011. Os Jovens Embaixadores passarão uma semana na capital americana, Washington, participando de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações. Nas duas semanas seguintes, irão para um estado norte-americano conviver com uma família americana, que os hospedará voluntariamente.
Os estudantes também irão frequentar aulas em uma escola de Ensino Médio, onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem estudante americano, também terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil. “A conquista é um mérito de João Guilherme e Samantha. Eles terão a oportunidade de conhecer a cultura de um país de primeiro mundo e será um referencial a mais na vida pessoal e profissional”, disse a técnica de Ensino Médio da Sedu, Tânia Mara Silva Gonçalves.
O programa
O programa ‘Jovens Embaixadores’ foi criado em 2003 e é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos para jovens da rede pública de ensino entre 15 e 18 anos que tenham perfil de liderança, consciência cidadã e que pertençam às camadas socioeconômicas menos favorecidas.
Dentre os parceiros do programa está o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed). Nos Estados Unidos, o programa conta com o apoio da organização World Learning, responsável por montar a programação dos jovens no território americano e selecionar as famílias que irão hospedá-los.
Desde a criação do programa em 2003, 212 jovens brasileiros já participaram. Os 120 estudantes semi-finalistas que não foram selecionados para viajar aos Estados Unidos serão convidados pela Embaixada Americana para participar de uma semana de imersão em língua inglesa e cultura americana em julho de 2011, em Brasília.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br
Texto: Gustavo Rosa