01/07/2010 12h06 - Atualizado em 23/01/2019 12h24

Alunos da Victorio Bravim fazem esculturas inspiradas no barroco

Elemento marcante das igrejas do século XVIII, a arte barroca serviu de inspiração para atividades didáticas na Escola Estadual Victorio Bravim, localizada em Marechal Floriano. Participaram dos trabalhos alunos do 2º ano do Ensino Médio do turno matutino.

Os trabalhos estão expostos na escola e poderão ser conferidos pelos pais na próxima sexta-feira (06), Dia da Família Presente na Educação. A professora Ana Paula Breda contou que esse tipo de atividade motiva os estudantes a terem gosto pelas Artes.

Professora de Artes, Ana Paula Breda contou que os alunos realizaram pesquisas em sala de aula e nos laboratórios de Informática para conhecer o contexto do barroco no Brasil e no mundo, além de fazerem releituras em tecido de obras barrocas. Feito tudo isso, chegou a vez dos alunos, literalmente, colocarem a mão na massa e trabalharem esculturas em argila e tinta guache.

“Resolvemos fazer essas esculturas em argila como forma de nossos alunos sentirem a arte barroca. Eles retrataram principalmente temas ligados à religiosidade, que era marcante da época, como figuras dos padres Antônio Vieira e José de Anchieta, além de símbolos religiosos, como cálices e ostensórios”, destacou a professora.

E, acrescentou, “é também um conhecimento histórico. Nossos alunos têm a chance de tecer comparações entre a arte do passado e a do presente, além de ser uma oportunidade de incentivá-los a preservar o patrimônio histórico do nosso país. Eles se empolgaram bastante com a ideia de fazer as esculturas”, concluiu a professora.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard