25/05/2022 16h31

Alunos de cursos técnicos participam de atividades práticas para desenvolvimento profissional

Durante o 1º trimestre letivo, a disciplina de Empreendedorismo provocou nos alunos dos cursos técnicos do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu a percepção de competências necessárias ao comportamento empreendedor.

Entre essas competências estão liderança, comunicação, criatividade, resiliência, inovação, resolução de problemas, planejamento protagonismo, proatividade e persistência.

Com o objetivo de proporcionar a vivência na prática, a professora Simone Carvalho Monteiro Gomes, responsável pela disciplina de Empreendedorismo, propôs um trabalho interdisciplinar para todas as turmas dos cursos técnicos da escola, sendo eles: Informática para Internet; Manutenção e Suporte em Informática, e Análises Clínicas.

“A disciplina promoveu a reflexão contínua sobre o desenvolvimento profissional, e os objetivos presentes e futuros, permitindo que os alunos identificassem aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho. O objeto foi orientar escolhas, esforços e ações em relação à vida pessoal, profissional e cidadã dos alunos”, ressaltou Simone Carvalho Monteiro Gomes.

Durante o trimestre letivo, os alunos aprenderam a construir, de forma fictícia, o próprio negócio, seguindo todos os conhecimentos necessários, como empreendedorismo, princípios de investigação científica, métodos e técnicas de investigação, identificação do problema para intervenção, métodos de resolução de problemas, modelo de negócios, precificação e formulação de soluções criativas e inovadoras.

Ao término das atividades, foi realizada a “Feira de Empreendedorismo – Transformando desafios em oportunidades”, que contou com a simulação de vendas, de transações bancárias, visitas técnicas, entre outras.

“A Feira de Empreendedorismo proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciarem na prática a construção de um negócio, desde a concepção da ideia inicial até a sua concretização. Além disso, a atividade possibilitou despertar nos estudantes uma atitude socialmente responsável, aproximando-os das reais necessidades da comunidade e, com isso, levando-os a perceber a importância da participação como sujeitos ativos e protagonistas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o professor coordenador de curso técnico Guilherme Moraes Pesente.

Projeto Integrador

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos, localizada em Vitória, desenvolveu também um Projeto Integrador, que envolveu os alunos dos cursos técnico em Mecânica, Segurança do Trabalho e Eletrotécnica. Além das atividades esportivas, os estudantes apresentaram trabalhos relacionados aos cursos, além de realizarem Mostra de Robótica.

As atividades foram orientadas pelo professor Etevaldo Costa. “Essa integração de disciplina e robótica visa a transformar o processo de aprendizagem, tornando as aulas mais leves e atrativas. Outro fato interessante é que o curso técnico em Mecânica é formado essencialmente por adultos, e muitos deles não tinha intimidade com as tecnologias”, explicou.

Etevaldo Costa salientou ainda que a robótica desperta nos alunos a curiosidade para o cientifico e o tecnológico de um jeito simples, partindo de problemas do cotidiano.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata