27/07/2010 19h00 - Atualizado em 24/01/2019 12h12

Alunos de Domingos Martins viram 'repórteres por um dia' pensando em questões ambientais

Pensando em detectar as causas da poluição química e, principalmente, encontrar soluções para acabar com o problema, os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Pedreira, que fica em Pedra Azul, desenvolveram o projeto “Repórter por um dia”. Os estudantes se tornaram “repórteres” e foram a campo fazer suas pesquisas.  Produziram vídeos e fotos. O resultado dos trabalhos foi tão positivo que agora vai virar material de aprendizagem da unidade de ensino.

“Quando criei o projeto pensei em algo que pudesse levantar o lado crítico dos alunos sobre esta questão, conscientizá-los, e juntos descobrirmos o que podemos fazer para minimizar este mal. O que tenho a dizer é que o trabalho deu um excelente resultado. Consegui alcançar meu objetivo e ver que o esforço deles foi além do que lhes foi pedido, ou seja, eles realmente abriram a visão para a questão ambiental”, explicou o professor de Biologia e Química Denilson Garcia.

O trabalho foi desenvolvido da seguinte forma: em duplas, os alunos escolheram um assunto relacionado à poluição, fizeram entrevistas, e montaram a reportagens. “Eles levaram muito a sério o trabalho. Com muita criatividade procuraram e entrevistaram moradores, biólogos, agrônomos e técnicos. O que me deixou surpreso também foi a forma como conduziram as ‘matérias’, criaram espécies de estúdios, deram nomes, como se fosse um jornal, e até se caracterizaram como os profissionais da área. Foi fantástico”, ressaltou o professor.

Denílson ainda contou que irá trabalhar as reportagens na sala de aula. “Vou utilizar o material desenvolvido pelos alunos com outros estudantes. Já que tenho a oportunidade, por ter trabalhos de ótima qualidade em minhas mãos, vou fazer uma segunda etapa do projeto. Ou seja, os próprios ‘alunos repórteres’ irão apresentá-los.”



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kisandrade@sedu.es.gov.br
Texto: Kárita Iana

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard