15/09/2010 21h40 - Atualizado em 21/01/2019 16h46

Alunos de escolas estaduais participam da Mova Caparaó

A 7ª edição da Mova Caparaó, sediada em Guaçuí, está contando com a participação ativa de aproximadamente 90 alunos de 10 escolas da rede estadual ligadas à Superintendência de Guaçuí. Os estudantes participam de oficinas, estudos animados, debates, apresentações culturais e shows que fazem parte da programação do evento, que começa nesta quarta (15) e segue até sábado (18). Além disso, alguns alunos estão concorrendo a premiações com suas produções audiovisuais nas categorias de melhor filme, melhor edição e melhor roteiro.

Os documentários que serão exibidos na Mostra foram produzidos por estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, durante as oficinas de capacitação em audiovisual realizadas em cada município da região do Caparaó. Os jovens participaram ativamente de todas as fases de execução do vídeo. Tiveram contato com equipamentos como câmeras, tripés, lentes, microfones, gravadores de som, e também acompanharam a edição. Dessa maneira, puderam identificar, reconhecer e valorizar as identidades regionais, promovendo a preservação da cultura e tradição dos municípios envolvidos.

A mostra competitiva foi dividida em dois módulos. Na quinta-feira (16), serão exibidos cinco filmes concorrentes: “O Pai da Cachoeira”, de Alegre; “O Poder do natural”, de Divino de São Lourenço; “Néctar da Vida”, de Dores do Rio Preto; “Vai rasgando”, de Ibatiba; e “Entalhes e acordes de um Urucungo”, de Guaçuí. Na sexta-feira (17), serão apresentados mais seis documentários: “29540, a interferência humana no meio”, de Ibitirama; “Virgínia”, de Irupi; “Caminho Imperial”, de Iúna; “Comunidade Bio-Iluminada”, de Jerônimo Monteiro; “O Caminho da Glória”, de Muniz Freire; e “... e o lixo? O que fazer?”, de São José do Calçado.

Mova Caparaó

A Mova Caparaó, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), é uma mostra de cinema itinerante que a cada ano está sediada em um dos 11 municípios da região capixaba do entorno do Parque Nacional do Caparaó, que têm, em sua maioria, menos de 20 mil habitantes, sendo que nenhum deles possui sala de cinema. São eles: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Desde seu surgimento, em 2004, a Mostra já passou por Guaçuí; Ibitirama; Pedra Menina, distrito do município de Dores do Rio Preto; Patrimônio da Penha, distrito de Divino São Lourenço; e Muniz Freire. Foi criada a partir da necessidade de ampliar as discussões ambientais, e de promover nacionalmente as potencialidades ecoturísticas, culturais e humanas da região.

Todo o processo da sétima edição da Mostra começou em junho, quando alunos da rede pública de cada um dos municípios envolvidos participaram de oficinas de Iniciação Audiovisual. O resultado deste trabalho pôde ser conhecido durante a "4ª Mostra Competitiva Caparaoense", quando foram exibidos os 11 documentários produzidos. Os participantes precisaram seguir o tema "Ofícios da região", e todos os vídeos abordam as características dos trabalhos dos familiares ou da comunidade onde vivem.

Em outra etapa da Mova foram selecionados competidores de todo o País que se inscreveram na "Mostra Ambiental Competitiva Nacional". A organização escolheu 12 vídeos para a disputa, incluindo trabalhos da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre os escolhidos, cinco foram produções capixabas.

A Mostra também abriu espaço para as discussões do desenvolvimento sustentável não apenas na tela, mas com oficinas, mesas-redondas, palestras e outras atividades que levaram a mais ampla abordagem das questões do meio ambiente.

Quarta-feira (15)

- 19 horas – Solenidade de Abertura
- 20 horas – Mostra Especial de Cinema 35mm
Longa metragem Nacional: "Pequenas Histórias", Direção: Helvécio Ratton. Com: Marieta Severo, Patrícia Pillar, Maurício Tizumba e Paulo José

Quinta-Feira (16)

- 14 às 16 horas – Oficina de Animação
- 14 às 16 horas – Oficina de Fotografia
- 14 às 16 horas – Oficina de Interpretação para TV e Cinema
- 14 às 16 horas – Oficina de Câmera
Local: Museu
Inscrições: Sala de Produção (hall do Teatro)
- 14 às 15h30 – Oficina de Vídeos e Mídias Sociais
- 16 às 17h30 – Oficina de Twitter
- 18 às 19h30 – Oficina de Conteúdos Culturais no Portal Yah!
Inscrições: Stand Rede Cultura Jovem

- 14 horas – Mostra Paralela do Programa Rede Cultura Jovem (Teatro Municipal Fernando Torres)
Estudos Animados – Coletivo 24 Fotogramas Por Segundo
Experimentos 1 e 2 – Coletivo Two Design

- 14h30 – Bate papo "Mostra Paralela Rede Cultura Jovem"
Convidados: Representantes dos curtas exibidos

- 16 horas - 7ª Mostra Capixaba de Audiovisual Ambiental – Módulo 1
Exibição do curta de ficção “A cor desta noite” realizada por alunos da Mostra Ambiental
Exibição do vídeo-clipe “A Mova é minha vida” - música de Darci de Moura – realizado por alunos da Mostra Ambiental.
Filmes Concorrentes:
“O Pai da Cachoeira” - Alegre
“O Poder do natural” - Divino de são Lourenço
“Néctar da Vida” - Dores do Rio Preto
“Vai rasgando” – Ibatiba
“Entalhes e acordes de um Urucungo” – Guaçui
- 17h30 - Debate com os realizadores
Mediação: Kênia Lyra

- 19 horas – reapresentação da 7ª Mostra Capixaba de Audiovisual Ambiental – módulo 1
- 20 horas – Apresentações Culturais - Ciranda Cultural do Caparaó
- 21 horas - Mostra Especial de Cinema
Longa Metragem Nacional: "Tapete Vermelho” - Direção: Luiz Alberto Pereira. Com: Matheus Nachtergaele, Gorete Milagres, Rosi Campos, Aílton Graça, Jackson Antunes e Paulo Betti.

Sexta-Feira (17)

- 14 às 16 horas – Oficina de Animação (continuação)
- 14 às 16 horas – Oficina de Fotografia (continuação)
- 14 às 16 horas – Oficina de Interpretação para TV e Cinema (continuação)