24/08/2010 18h15 - Atualizado em 22/01/2019 14h16

Alunos de mais oito escolas participam de produção de vídeos pelo Cultura na Escola

A ação Cinema vai à Escola, do projeto Cultura na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), já começou as atividades do segundo semestre de 2010. Depois de passar por oito escolas da rede estadual na primeira metade do ano, o projeto chega a outras oito unidades de ensino com o objetivo de estimular os alunos a produzir e difundir obras audiovisuais. A ação é uma parceria entre Sedu e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Nesta terça-feira (24), a ação será realizada na Escola Estadual Aristóbulo Barbosa Leão, na Serra. Na quinta-feira (26) o projeto chega à Escola Estadual Catharina Chequer, em Vila Velha. As outras escolas que participam do projeto neste segundo semestre são: Renato Pacheco e Irmã Maria Horta, em Vitória; Dr. José Moysés e Zaíra Manhães, em Cariacica; Escola Zumbi dos Palmares, na Serra e Godofredo Schineider, em Vila Velha.

Os estudantes participarão de oficinas em quatro módulos: roteiro, animação, edição e finalização. Elas serão ministradas por profissionais da área de cinema do Sesc, com um módulo por mês até novembro. No primeiro módulo, os alunos jogam um game de tabuleiro que possibilita a melhor compreensão do roteiro cinematográfico, além de fornecer uma fórmula didática para a sua elaboração. Já nos módulos seguintes, os participantes produzirão vídeos com uso de tecnologias como câmeras digitais e de celulares.

A produção dos estudantes, tanto do primeiro quanto do segundo semestre, poderá ser conferida em uma mostra aberta à comunidade, que deverá ser realizada no Cine Metrópolis, que fica no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, ao final do projeto.

Cultura na Escola

O Cultura na Escola visa a estimular práticas culturais e educacionais nas unidades de ensino estaduais, em parceria com museus, galerias de arte e espaços de cultura, possibilitando a construção de um conhecimento reflexivo e sensível por meio da cultura. A intenção é trabalhar com um currículo vivo, dinâmico e diversificado, possibilitando ao aluno executar atividades educativas diferenciadas daquelas vividas no cotidiano escolar.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br