Alunos do Tempo Integral escolhem professores como tutores
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Durante esta semana, os estudantes dos Centros Estaduais de Ensino em Tempo Integral fazem as escolhas dos tutores que, ao longo deste ano, serão seus conselheiros. Nas tutorias, o educador tem a função de acompanhar a vida acadêmica dos alunos, avaliando o desenvolvimento e o crescimento escolar, prestando atendimento e apoio no decorrer do ano e contribuindo com o projeto de vida de cada um.
A novidade, proposta pela Secretaria da Educação (Sedu) para o ano letivo de 2020, é que o encontro entre aluno e tutor deverá ser realizado uma vez por semana para oportunizar, assim, aos estudantes maior interação com o profissional. De acordo com a técnica pedagógica da Gerência de Educação em Tempo Integral, Anna Karoline da Silva Fernandes, “a realização dos encontros periódicos devem ampliar a relação entre tutor e aluno, bem como fortalecer o apoio que deve ser estabelecido no auxílio e orientação para melhor aproveitamento dos estudos”.
Ligia Helena Moreira de Freitas, diretora do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Theodomiro Ribeiro Coelho, em Cariacica, acrescentou que o papel do tutor é fundamental na formação do estudante como protagonista dos seus estudos. “É necessário construirmos uma relação de confiança, tornando o tutor referência para o aluno, para que este compartilhe as suas dúvidas”, afirmou.
A coordenadora pedagógica do CEEFMTI Carolina Pichler, em Colatina, Maria Lúcia Vicentini, destacou que “é esperado que, a partir desde momento, nossos alunos consigam desenvolver ou até mesmo encontrar seu próprio caminho de estudos”.
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