Alunos do Tempo Integral escolhem professores como tutores
Durante esta semana, os estudantes dos Centros Estaduais de Ensino em Tempo Integral fazem as escolhas dos tutores que, ao longo deste ano, serão seus conselheiros. Nas tutorias, o educador tem a função de acompanhar a vida acadêmica dos alunos, avaliando o desenvolvimento e o crescimento escolar, prestando atendimento e apoio no decorrer do ano e contribuindo com o projeto de vida de cada um.
A novidade, proposta pela Secretaria da Educação (Sedu) para o ano letivo de 2020, é que o encontro entre aluno e tutor deverá ser realizado uma vez por semana para oportunizar, assim, aos estudantes maior interação com o profissional. De acordo com a técnica pedagógica da Gerência de Educação em Tempo Integral, Anna Karoline da Silva Fernandes, “a realização dos encontros periódicos devem ampliar a relação entre tutor e aluno, bem como fortalecer o apoio que deve ser estabelecido no auxílio e orientação para melhor aproveitamento dos estudos”.
Ligia Helena Moreira de Freitas, diretora do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Theodomiro Ribeiro Coelho, em Cariacica, acrescentou que o papel do tutor é fundamental na formação do estudante como protagonista dos seus estudos. “É necessário construirmos uma relação de confiança, tornando o tutor referência para o aluno, para que este compartilhe as suas dúvidas”, afirmou.
A coordenadora pedagógica do CEEFMTI Carolina Pichler, em Colatina, Maria Lúcia Vicentini, destacou que “é esperado que, a partir desde momento, nossos alunos consigam desenvolver ou até mesmo encontrar seu próprio caminho de estudos”.
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