Estudantes participam de atividade por meio da Metodologia Ativa Sala de Aula Invertida
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Carolina Pichler, de Colatina, participaram de uma atividade por meio da Metodologia Ativa Sala de Aula Invertida, forma de aprendizagem combinada, na qual o aluno é o elemento inicial do seu processo de aprendizagem.
A aula foi planejada pelo professor de Língua Portuguesa, Marcos Antônio Borges da Silva, que conduziu os estudantes ao pátio externo da Escola, com a finalidade de consolidar descritores críticos do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). Para isso, realizou uma proposta de trabalho com os estudantes e distribuiu algumas atividades aplicadas em avaliações de edições passadas do Paebes, com objetivo de sensibilizar a turma quanto à necessidade de consolidação de descritores que envolvem a leitura e a escrita na construção textual.
“Foram formados grupos de trabalho com a missão de analisar a questão, e escolher um representante do grupo para explanar para a turma a interpretação da questão a partir do descritor e corrigir os possíveis e prováveis erros cometidos durante a análise da questão. Houve o envolvimento da turma em geral, bem como a participação e a responsabilidade de cada grupo em esclarecer as dúvidas dos demais estudantes, enquanto ocorriam as apresentações dos grupos”, relatou o professor Marcos Antônio Borges da Silva.
Sob a orientação do docente, os estudantes puderam viajar na imaginação e analisar o que o infinito seria capaz lhes mostrar e, em seguida, os estudantes foram orientados a contar, com os olhos fechados, uma narrativa descritiva que na próxima aula, consolidariam na construção do texto original.
“As aulas, ministradas fora do ambiente tradicional da sala de aula, promovem efeitos expressivos às aulas no cotidiano no contexto da aprendizagem, bem como a melhoria gradativa da disciplina, comportamento e a necessária harmonia no ambiente escolar”, destacou o educador.
A coordenadora pedagógica Maria Lucia Vicentini relatou ter observado a seriedade com que os estudantes demonstraram o interesse pela aula.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata