27/07/2010 16h50 - Atualizado em 24/01/2019 12h12

Alunos realizam experimentos químicos durante aula prática

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Batista da Motta Albuquerque, localizada em Serra, realizaram uma aula prática de Química. O trabalho envolveu a todos e, os resultados foram tão positivos, que eles já estão se preparando para novas experiências para esta quinta-feira (29).

O objetivo da atividade foi montar uma escala de pH (é o símbolo para a grandeza físico-química “potencial hidrogeniônico” e essa grandeza indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa), usando como  indicador extrato de repolho roxo. O indicador é uma substância que muda de cor na presença de base ou ácido.
 
Utilizando materiais simples como vinagre, fermento químico, leite e água sanitária, os alunos puderam analisar as misturas e montaram suas próprias tabelas de 'pH', diferenciando os ácidos das bases por meio das cores geradas por meio do produtor indicador.

Segundo a professora Luciana Leick, os alunos ficaram fascinados com a aula. “Eles puderam entender realmente o conceito de 'pH'. Na próxima aula os alunos vão analisar tipos de solo, vão levar amostras para a escola e verificar se o solo é acido ou básico. Assim, poderão indicar qual é a melhor cultura para cada tipo”.

 



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Texto: Lígia Tosta Cardoso
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