19/11/2010 01h19 - Atualizado em 16/01/2019 12h45

Alunos se encantam com orquestra internacional no projeto Cultura na Escola

As melodias, harmonias dos mestres da música clássica como Mozart, Strauss, Schumann e Boccherini, encantaram os 450 alunos da rede estadual que estiveram presentes na tarde desta quinta-feira (18), no Theatro Carlos Gomes, em Vitória. Eles assistiram à apresentação da orquestra internacional alemã Mahler Chamber Orchestra, pela Série Concertos Internacionais, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). O evento contou ainda com a presença do secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha.
 
Antes da apresentação, os alunos já estavam ansiosos para ouvir os músicos que vieram de vários países da Europa. A estudante Dara de Jesus Peixoto, da Escola Dom José Dalvit, de Montanha, contou que ela e seus colegas viajaram mais de seis horas do município até Vitória, especialmente para assistir à orquestra. “Eu gosto bastante de música clássica, acho que vou me emocionar com a apresentação”, confessou.
 
O secretário saudou as 10 escolas presentes na apresentação e destacou a importância de projetos como o Cultura na Escola, Esporte na Escola e Ciência na Escola e das diversas ações da Sedu para inserir a cultura na realidade dos alunos da rede estadual de ensino. “É algo muito bom, vocês virem a um teatro maravilhoso como esse assistir a uma orquestra tão importante. Esse teatro vai se transformar em uma sala de aula, assim como acontece no Palácio Anchieta com as exposições que nós realizamos lá, como Einstein e Darwin”, salientou o secretário.
 
Os músicos apresentaram obras de Mozart, Strauss, Schuman e Bocherini e ainda interagiram com o público, com o auxílio de um intérprete. A plateia aplaudiu entusiasmada e, ao final do espetáculo, fez perguntas aos instrumentistas. A orquestra foi presenteada com um exemplar do livro “Palácio Anchieta – Patrimônio Capixaba”, do jornalista e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), José Antônio Martinuzzo.
 
Um dos violinistas da Mahler, Christian Heubes, falou sobre a importância de realizar uma apresentação especialmente para o público escolar. “É muito importante, porque a Educação passa a ter o papel de aproximar a juventude da música clássica, tirando o medo e o preconceito. Muita gente tem a visão de que a música clássica é feita somente para pessoas de classe alta, de grande poder aquisitivo e aqui queremos tirar isso, despertando o interesse desses alunos pelo clássico”, declarou.
 
O aluno da Escola Estadual Cotaxê, que fica em Ecoporanga, Ricardo Pereira do Rosário, conta o que achou da primeira apresentação de música clássica que assistiu. “Achei muito bom ter vindo aqui pela primeira vez. Fiquei impressionado com a expressão e os movimentos dos músicos, como eles sentem realmente o que estão tocando”, destacou. Já a aluna da Escola Afonso Cláudio, Karina Corrêa, achou a experiência interessante e acima de tudo diferente. “Acho muito interessante esse ritual que envolve a música clássica, o silêncio, a atenção. É bem diferente das apresentações que a gente está acostumada”, afirmou.

Mahler Chamber Orchestra

A Mahler Chamber Orchestra foi fundada em 1997 e é formada por 40 músicos de 20 países. É uma orquestra autônoma, onde seus membros decidem, por exemplo, sobre onde e o que tocar. Na temporada 2009/2010, a Orquestra passa por 31 cidades em nove países. A apresentação em Vitória encerra uma turnê na América do Sul, que passou por cidades como Medellin, Bogotá (Colômbia) e São Paulo.

Cultura na Escola

O projeto Cultura na Escola, da Sedu, visa a estimular práticas culturais e educacionais nas unidades estaduais de ensino, em parceria com museus, galerias de arte e espaços culturais, possibilitando a construção de um conhecimento reflexivo e sensível por meio da música. A intenção é trabalhar com um currículo vivo, dinâmico e diversificado, possibilitando ao aluno executar atividades educativas diferenciadas daquelas vividas no cotidiano escolar.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard